A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) participou, no início da noite desta sexta-feira (1º), do lançamento oficial da campanha “Amapá por Todas Elas”, iniciativa do Governo do Amapá em alusão ao “Agosto Lilás”, que trará uma intensa agenda de ações integradas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher durante o mês de agosto.
O evento teve início em frente ao Ministério Público do Araxá e foi encerrado no Palácio do Governo, com o acendimento das luzes na cor lilás. “Este é um momento especial, em que vários órgãos do Estado do Amapá estão participando desta operação Shamar. É gratificante ver o empenho da Assembleia Legislativa, presente com a Procuradoria da Mulher. É uma operação que dará início ao Agosto Lilás, mês que simboliza a luta de conscientização e o combate à violência contra a mulher”, destacou a titular da Procuradoria da Mulher, deputada Telma Nery, que estava acompanhada da procuradora adjunta, deputada Aldilene Souza.
“Estamos aqui todas juntas para zelar por todas as mulheres e trazer à tona essa pauta tão importante, que é a prevenção de todo tipo de violência contra a mulher. As estatísticas mostram que 70% dos feminicídios acontecem dentro de casa, cometidos pelo ex-marido ou pelo marido. Então, precisamos voltar os nossos olhos para essa pauta”, ressaltou.
A solenidade também marcou o lançamento da Operação Shamar, iniciativa nacional coordenada no Estado pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Macapá, que tem como objetivo promover a conscientização para o combate aos crimes contra a mulher e ao feminicídio, por meio da mobilização social com medidas educativas e preventivas em todo o Estado.
“Estamos dando início às ações de combate à violência contra a mulher com a operação Shamar. Este mês teremos ações simbólicas, como a iluminação do Palácio do Setentrião com a cor lilás, e ações concretas com a rede de apoio à mulher”, destacou o governador do Amapá, Clécio Luís.
A operação, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, acontece simultaneamente em todo o Brasil. No Amapá, os trabalhos são conduzidos pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Macapá. As forças de segurança atuarão em todo o Estado, com reforço estratégico nos municípios de Macapá, Santana e Laranjal do Jari, que contam com delegacias especializadas, além de Mazagão, que integra a Região Metropolitana.
A operação é uma das mais importantes ações contra a violência doméstica e o feminicídio e foi deflagrada em aproximadamente dois mil municípios em todo o país. Cerca de 50 mil agentes de segurança pública estão envolvidos na Operação Shamar, que segue até 4 de setembro.
De acordo com a delegada de Polícia Civil, Marina Guimarães, a operação inclui ainda a fiscalização do cumprimento de medidas protetivas, análise de procedimentos nas delegacias para dar vazão às demandas reprimidas, levantamento dos boletins de ocorrência para, se necessário, convocar as vítimas, além da mobilização da Rede de Atendimento à Mulher (RAM), da Secretaria de Políticas para Mulheres.
Durante o evento, também foi lançado o projeto Caravana da Mulher, que percorrerá municípios como Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Calçoene e Macapá com ações educativas, rodas de conversa, blitzes informativas e palestras em escolas e comunidades.
Fonte: Everlando Mathias/ALAP



