2023 - Fortaleza/CE

Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, conferencistas de todo o mundo debateram AS PRERROGATIVAS DO PARLAMENTO ESTADUAL, tema central que versa sobre as principais questões do cenário legislativo atual. O maior evento legislativo da América Latina juntou mais de 1400 participantes em mais de 10 painéis temáticos e 23 eventos simultâneos.

Tecnologia nos parlamentos estaduais, educação, meio ambiente, energias renováveis, modernização dos processos legislativos, entre outras temáticas, foram os principais destaques da 26ª edição da Conferência Nacional da Unale.

2022 - Recife/PE

Realizada em novembro, nos dias 9, 10 e 11, em Pernambuco, o Jubileu de Prata do maior evento legislativo da América Latina juntou mais de 1000 participantes que debateram os desafios “Rumo ao Parlamento do Futuro”. Também foram destaques os debates sobre capacitação para mandatos parlamentares, perspectivas políticas e econômicas, comunicação de alto impacto e ampliação do espaço constitucional do Legislativo Estadual, além de temas como imigração, economia criativa, futuro tecnológico e cidades inteligentes.

2021 - Campo Grande/MS

A primeira Conferência no formato híbrido da Unale reuniu cerca de 1000 participantes, nos dias 24, 25 e 26 de novembro, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Os participantes debateram a temática central: “Redesenhando os Caminhos do Parlamento”, no ano em que a entidade comemorou o jubileu de prata, 25 anos de fundação. Também foram destaques os temas: Marketing digital eleitoral, geração de trabalho e renda, tecnologia nos parlamentos, educação, saúde, empreendedorismo, mudanças no código eleitoral, e modernização dos processos legislativos.

2019 - Salvador/BA

Realizada em novembro, nos dias 20,21 e 22, na Bahia, a 23ª edição Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, contou com 1600 inscritos e debateu o tema “Humanizando as leis em um novo tempo”.

2018 - Gramado/RS

A 22ª edição Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, foi realizada entre os dias 9, 10 e 11 de maio, em Gramado-RS. Com um público em torno de 1400 participantes, o tema principal do debate foi “Os desafios de um novo Brasil”.

2017 – Foz do Iguaçu/PR

A Conferência de maioridade da Unale teve a importante tarefa de debater os novos rumos do país. Dentro de um cenário de incertezas, a 21ª CNLE recebeu cerca de 1500 participantes que discutiram o tema: O Brasil e suas reformas, nos dias 7, 8 e 9 de junho, em Foz do Iguaçu.

2016 – Aracaju/SE

“Rediscutindo o Brasil”, foi o tema da 20ª CNLE, que aconteceu de 1º a 3 de junho, no campus da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju, Sergipe. Com palestras que abordaram discussões sobre governança pública, desenvolvimento e segurança jurídica, desburocratização, entre outros, o evento recebeu cerca de 1.500 participantes, entre deputados, assessores legislativos, senadores e entidades nacionais e internacionais.

2015 – Vitória/ ES

Com o tema “Mudanças Globais e os novos rumos”, a Conferência recebeu 1.155 participantes que assistiram a palestras com temáticas envolvendo ética e segurança jurídica, o pacto federativo, infraestrutura de logística no Brasil, sustentabilidade, além de uma análise do cenário econômico brasileiro. O evento, realizado nos dias 27, 28 e 29 de maio, contou com a presença de grandes nomes da política nacional e internacional.

2014 – Brasília / DF

Após 17 anos, a Conferência Nacional retorna a capital do País para sua 18ª Edição. O evento foi realizado no Centro de Eventos da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC, entre os dias 6, 7 e 8 de maio. Com os temas “Eleições – desafios e oportunidades e A agenda de investimentos urgentes para o Brasil”, o encontro promoveu o debate e a troca de experiências entre parlamentares, agentes legislativos e membros da sociedade civil dos 26 Estados e do Distrito Federal.

2013 - Recife / PE

Realizada no Centro de Eventos do Recife, a XVII CNLE tratou do tema “Os Desafios para o Futuro que queremos” e trouxe uma visão sobre o panorama econômico do Brasil, as reformas julgadas necessárias para o equilíbrio federativo e os desafios para o desenvolvimento sustentável. O evento contou com a presença de delegações internacionais, parlamentares e técnicos legislativos de todos os estados brasileiros, alcançando um público de 1.300 (mil e trezentos) participantes.

2012 – Natal/RN

O evento bateu o recorde de público do ano anterior. 1.603 (mil e seiscentos e três) participantes assistiram a palestras e seminários com o tema: “Matriz Energética e Alternativas para o Futuro”.

2011 – Florianópolis / SC

Recorde de público e sucesso garantido, a Conferência que teve como tema “Brasil – Reformas e Perspectivas” tratou sobre assuntos da atualidade e teve retornos positivos que marcaram este evento.

2010 – Belo Horizonte / MG

A capital mineira recebeu o evento “Desenvolvimento Urbano – O Futuro em nossas mãos”. A Cidade Administrativa foi tomada por parlamentares que trataram do desenvolvimento do país.

2009 – Belém / PA

Tratando da “Saúde Pública no Brasil”, o evento foi sucesso garantido em público, mídia e notoriedade. O objetivo principal foi nortear soluções para a precariedade da saúde no Brasil.

2008 – Fortaleza / CE

A XII Conferência Nacional da Unale não teve um tema fixo neste ano. Em terras cearenses, foram tratados temas de interesse de todo o legislativo estadual.

2007 – Porto Alegre / RS

Com o tema “A Reforma Política em discussão”, novamente a Unale oferece um debate amplo e direto sobre um assunto de interesse de todo o país, com o objetivo de propor um debate nacional.

2006 – Manaus / AM

Reunidos para discutir um projeto que fortalecesse o legislativo estadual, os parlamentares debateram “Amazônia, Patrimônio do Brasil”, com o intuito de encontrar alternativas para salvar a Amazônia.

2005 – Mata de São João / BA

O Pacto Federativo foi mais uma vez destacado no evento da Unale. O tema deste ano foi: “O Pacto Federativo em Discussão”.

2004 – João Pessoa / PB

A Conferência continuou a dar destaque à reforma política a partir da visão dos legislativos estaduais.

2003 – São Luís / MA

O assunto principal foi a reforma política, que já vinha sendo polemizada durante o período de 8 (oito) anos. O tema central foi: “A Unale e as Reformas – Os deputados estaduais e as mudanças no País”.

2002 – Manaus / AM

“Ampliar o Poder de Legislar – O fortalecimento do seu estado depende de você. A hora é agora.” Em ano eleitoral, a VI Conferência propôs um debate sobre as Relações Internacionais, Marketing Político e Eleições.

2001 – Rio de Janeiro / RJ

Parlamentares e técnicos discutiram orçamento imperativo, avaliação das políticas públicas e responsabilidade fiscal. O tema foi: “Construindo um Legislativo Eficaz”.

2000 – Gramado / RS

Com a difusão da era da informatização, a IV Conferência teve como tema: “Desafios do Parlamento na Era Digital”. Parlamentares e técnicos reuniram-se para debater o poder no início do milênio.

1999 – Recife / PE

A III Conferência tratou do tema “A Crise Brasileira e o Pacto Federativo”, assunto que é discutido até os dias de hoje. O sistema federativo foi amplamente debatido neste evento.

1998 – São Paulo / SP

Com o tema “O Poder Legislativo dos Estados”, neste ano foram discutidos marketing político, legislação eleitoral, recursos hídricos, o papel da mulher no legislativo estadual e outros temas relevantes.

1997 – Brasília / DF

A primeira Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais deu início aos debates promovidos entre os legisladores estaduais.
Pular para o conteúdo