Pular para o conteúdo

Nelson Marquezelli é o novo procurador parlamentar da Câmara

O deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) assumiu nesta quinta-feira o cargo de procurador parlamentar. O deputado substitui Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) no papel de defensor formal da imagem da Câmara. A maioria dos processos em andamento envolve parlamentares e imprensa.

Ao assumir o cargo, Marquezelli afirmou que tem como meta primordial a defesa da democracia conquistada nas urnas e o respeito ao voto do cidadão brasileiro.

Segundo ele, qualquer tipo de calúnia, injúria ou difamação feita ao Parlamento e aos deputados será combatido com veemência. Para tanto, disse, irá designar uma equipe de advogados para apurar qualquer ofensa ao Parlamento e acionar juridicamente aqueles que ofenderem parlamentares ou a instituição.

Marquezelli informou ainda que irá procurar os presidentes dos tribunais superiores para acelerar os processos relativos à instituição. De acordo com o parlamentar, a Procuradoria será uma extensão jurídica dos gabinetes e nenhuma ofensa ou detratação ao Parlamento ficará sem resposta rápida e eficiente.

Perfil

Na legislatura anterior, Marquezelli, que está no sexto mandato como deputado federal, era o 4º secretário da Mesa DiretoraA Mesa Diretora é a responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Câmara. Ela é composta pelo presidente da Casa, por dois vice-presidentes e por quatro secretários, além dos suplentes de secretários. Cada secretário tem atribuições específicas, como administrar o pessoal da Câmara (1º secretário), providenciar passaportes diplomáticos para os deputados (2º), controlar o fornecimento de passagens aéreas (3º) e administrar os imóveis funcionais (4º).. Agricultor e empresário, ele foi presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

O parlamentar foi também um dos articuladores da renegociação da dívida agrícola e de melhores condições para a prática da atividade. Marquezelli também presidiu a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

(Agência Câmara)

Compartilhar
Notícias Relacionadas