Pular para o conteúdo

Unale realiza o Simpósio Cidades do Futuro

FOTOS: JADILSON SIMÕES/ALESE

Evento debateu a viabilidade de promover cidades inteligentes por todo o Brasil

Debater temas ligados ao desenvolvimento tecnológico dos municípios brasileiros foi um dos principais objetivos debatidos no Simpósio Cidades do Futuro, nesta quinta-feira (21), evento foi promovido pela Comissão de Cidades da Unale e realizado na Assembleia Legislativa do Sergipe (Alese).

O presidente da Comissão das Cidades, deputado estadual Samuel Carvalho (SE), destacou que o Simpósio Cidades do Futuro foi um encontro importante e que melhora a prestação de serviços à sociedade de uma forma bastante significativa.

“É um grande prazer ter todos aqui presentes neste importante encontro que tem como foco discutir o planejamento das cidades do futuro do nosso Brasil”, disse o parlamentar ao dar boas-vindas aos participantes e palestrantes presentes de forma online e presencial.

Iniciadas as atividades, os deputados Dirceu Ten Caten (PA), vice-presidente de assuntos políticos da Pasta e Wellington do Curso (MA), secretário da Unale no Maranhão, estiveram presentes e enriqueceram o debate ao explanarem como está a discussão sobre as cidades inteligentes em seus estados.

Mobilidade urbana, sustentabilidade e inclusão social foram pontos discutidos neste encontro. Na oportunidade, foram apresentados métodos e ideias que já são aplicados em gestões municipais de outros estados e que tem dado certo na implantação de cidades inteligentes.

Programação

A programação teve início com Willian Rigon, diretor de marketing e conteúdo, consultor especialista em inteligência de mercado para desenvolvimento de projetos imobiliários e urbanos. Ele abordou os planejamentos estratégicos das Cidades Inteligentes.

“Uma cidade do futuro tem que trazer aquilo que o cidadão almeja, este é o principal ponto, e a partir desta identificação das necessidades locais, as instituições deverão trabalhar, em conjunto e de forma organizada, no planejamento para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico de cada cidade, respeitando as particularidades de cada região”, ressaltou o palestrante Rigon.

O segundo painel foi ministrado pelo próprio deputado estadual Samuel Carvalho (SE), que abordou técnicas de tecnologias inteligente aplicadas em gestões municipais.

Para ele, “não há que se falar em cidades inteligentes sem a participação da população e sem seguir os principais pilares que serão a base da implementação delas”, destacou. Esses pilares são: a questão social, gestão local, economia, legislação, sustentabilidade e tecnologia.

“Não basta ter cidades inteligentes, mas é preciso ter práticas inteligentes que façam estas cidades funcionarem. E todos nós devemos trabalhar para que isto aconteça, para que não sejam cidades do futuro e sim cidades reais, do presente”, acrescentou o deputado.

“Gestão de projetos para transformação humana” foi o tema abordado no terceiro painel do dia, que foi ministrado pela arquiteta e urbanista, Claúdia Dunkel.

Dunkel explanou que “é preciso investir na gestão de projetos para alcançar o resultado esperado e para isso é necessário estruturar a concepção, o planejamento, a implantação e o monitoramento constante antes de um projeto ser executado.”

Para finalizar o evento foi realizada uma roda participativa, onde participantes do Simpósio tiveram a oportunidade de expor suas ideias e questionamentos.

Confira todas as fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/unaleimprensa/albums

Por Danilo Gonzaga e Camila Ferreira/ Ascom Unale

Compartilhar
Notícias Relacionadas