AGIR PARA PREVENIR 

Ao longo do Setembro Amarelo, celebra-se, por um lado, a vitória alcançada por campanhas que reconhecem uma importante crise de saúde pública, ao mesmo tempo que nos alerta quanto a necessidade de discutir as questões delicadas como a prevenção ao suicídio e os tratamentos necessários e disponíveis para as diversas doenças mentais.

É pela consideração e valorização da prevenção ao suicido e tendo em vista a importância social sobre a conscientização dos problemas de saúde, que a UNALE tem trabalhado com uma sequência de postagens para promover uma campanha tão importante na busca de conscientizar sobre as enfermidades da mente.

As peças poderão ser acessadas nas nossas publicações digitais e impressas e serão lançadas ao longo do mês, visando a conscientização dos legisladores e Casas Legislativas, bem como de seus colaboradores e do público geral.

Assim, a UNALE irá prover a conscientização por meio de ações com o a publicação de cartilhas e através de postagens nos nossos portais e redes, trazendo informações baseadas em opiniões de especialistas.

O objetivo e comportamento da UNALE é conscientizar sobre como reconhecer as enfermidades, como ajudar um ente querido que pode estar enfrentando tais comorbidades, quando e como procurar ajuda e ser, principalmente uma voz ativa na valoração da vida e da dignidade humana.

No Brasil, o Setembro Amarelo nasceu como uma ação de saudade pública no ano de 2015. A iniciativa vem de um trabalho conjunto de entidades como o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Centro de Valorização da Vida (CVV) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar a cor ao dia do mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio – 10 de setembro.

O objetivo da campanha é conscientizar sobre a prevenção do suicídio e de dar visibilidade aos desafios apresentados pelos problemas de saúde mental. Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se engajam neste movimento. Monumentos como o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional e o Palácio do Itamaraty (DF), o Estádio Beira Rio (RS) e o Elevador Lacerda (BA), participam da campanha.

Fique atento às nossas publicações para orientações valorosas sobre a saúde mental.

ASCOM UNALE

Compartilhe!