Tarde agitada recebe reuniões de destaque no primeiro dia da 21ª CNLE

2222-1-copiaEntre os eventos simultâneos à 21ª CNLE, que se reuniram pela tarde, estavam os seminários das Secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia, de Saúde e de Mulher da Unale. O primeiro, contou com dois painéis que abordaram os temas: Soluções em segurança para mobilidade e Economia circular, cidades inteligentes e soluções para a segurança.

“A escolha dos temas deste seminário não foi por acaso. A questão da segurança pública é preocupação constante em todos os estados brasileiros e vem se mostrando quase sempre ineficiente.  Isso revela a necessidade cada vez mais aguda de aperfeiçoá-la por meio de novas tecnologias, informação e comunicação”, salientou o presidente da Secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia, Ricardo Barbosa (PSB-PB). O executivo de Solução Técnica da Samsung, André Romanin, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa da Paraíba, Cláudio Furtado, foram os palestrantes convidados.

111-1Já o terceiro seminário conjunto das Secretarias de Saúde e de Mulher, recebeu a procuradora do Ministério Público de Contas de São Paulo, Élida Graziane Pinto, que discursou sobre subfinanciamento do direito fundamental à saúde. Também ministrou palestra, o psicólogo e mestre em saúde    pública, Daniel Lima, que discorreu sobre a importância do envolvimento do homem nas ações de mobilização e prevenção ao sexismo.

“Para que consigamos atingir a tão debatida equidade de gênero, temos que encontrar mecanismos que envolvam os homens neste processo. Se eles são a maioria em diversos espaços da nossa sociedade, precisam abrir mão do poder e dos privilégios para dar lugar às mulheres. Por isso, a mudança deve ser social, pois não adianta vir apenas de um lado”, resumiu Lima durante sua fala.

Outro encontro importante, desta tarde, foi o evento que debateu a regulamentação e instalação dos Free Shops em cidades gêmeas de fronteira, organizado pelo Parlasul – que congrega deputados do Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul– e pela Frente Parlamentar em Defesa da Implantação de Free Shops em Cidades Gêmeas de Fronteira. “Nós já temos uma regulamentação, o que debatemos aqui é a implantação desta lei, que vai gerar renda e emprego em 32 cidades gêmeas, de 11 estados”, explicou o deputado e presidente da Frente Parlamentar, Frederico Antunes(PP-RS).

111-2Antes do evento, a então presidente do Parlasul, Liziane Bayer (PSB-RS), conduziu a eleição da nova diretoria, que escolheu como novo presidente o deputado paranaense Ademir Bier. Também foram eleitos nesta tarde os presidentes do Colegiado de Presidentes, deixa o cargo Fernando Capez (PSDB-SP) e assume José Vitti (PSDB-GO); e do Parlamento Amazônico, deixa o cargo Sinésio Campos (PT-AM) e assume Coronel Chagas (PRTB-RR).

Também se encontraram durante a tarde: a ANACOL – Associação Nacional dos Consultores Legislativos; a ANPAL – Associação Nacional dos Procuradores e Advogados do Poder Legislativo; a FENACRIA – Frente Parlamentar Interestadual de Mobilização Nacional Pró Criança e Adolescente. O Bloco Brasileiro da UPM (União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul) se reunirá amanhã, 8 de junho.

Solenidade de Abertura 

Às 20 horas será iniciada a solenidade oficial de abertura da Conferência, que receberá importantes autoridades de todos os estados brasileiros. Também serão entregues comendas da Unale às personalidades políticas que se dedicaram ao desenvolvimento da entidade. Receberão a homenagem o governador do Paraná, Beto Richa; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; o presidente da Comissão Organizadora da XXI CNLE, Ademir Bier; os ex-presidentes da Unale, Ana Cunha e Sandro Locutor; e o ex-presidente do Colegiado de Presidente, Alberto Pinto Coelho Junior.

Programação

Amanhã (8), terá início o debate sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos estados e quais as soluções. O primeiro quadro contará com presença de governadores de estados das cinco regiões. Também serão discutidos modelo de saneamento, inovação e sustentabilidade; o panorama econômico e as reformas; o desenvolvimento regional e a segurança nacional.

Dentre os nomes confirmados para palestrar no encontro, estão: o consultor econômico, Maílson da Nóbrega; o cientista Político, Paulo Kramer, o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Odacir Klein; o presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral, Moisés Pessuti, a coordenadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político, Georgia Nunes, entre outros. O mediador oficial de todo o evento será o jornalista Heraldo Pereira.

Na manhã de sexta-feira (9), retomará a conversa sobre o panorama político e as reformas. No final da programação, acontece a Assembleia Geral, que elegerá a nova Diretoria Executiva da entidade para a gestão 2017-2018.

Marina Nery /  Ascom Unale

 

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo