“Omissão irresponsável

por João Fischer (PP/RS)

Omissão irresponsável

Inexplicável o silêncio e a omissão do governo federal nas últimas semanas em relação ao embargo imposto pelos argentinos aos produtos brasileiros. São mais de 3,5 milhões de pares de calçados que aguardam autorização das licenças de importação do país vizinho. Alguns pedidos de licença já ultrapassam 200 dias de espera, quando o estipulado pela Organização Mundial do Comércio é no máximo 60 dias.

Sem ter a quem recorrer, indústrias assistem serem jogados no lixo décadas de trabalho e investimento no mercado argentino. Mas não são os únicos. Produtores de têxteis relatam casos de produtos trancados há mais de 180 dias. Encomendas para temporada de inverno, que deveriam começar a chegar às empresas a partir deste mês, desapareceram.

No setor de móveis, a situação é ainda pior, visto que empresas aguardam autorização para exportar produtos cujos pedidos de licença foram protocolados ainda em novembro de 2010. Somam-se a isso, notícias de fabricantes de máquinas agrícolas e equipamentos, que também não conseguem exportar seus produtos. O prejuízo não é apenas imediato. O risco futuro é maior ainda. Jornais argentinos noticiavam hoje que comerciantes locais estão receosos e não querem mais encomendar mercadorias fabricadas por empresas brasileiras.

Enquanto tranca o ingresso de produtos brasileiros, os argentinos escancaram suas portas para os produtos asiáticos. Em contrapartida, o governo brasileiro faz de conta que não é com ele. Supostamente esperando o resultado do pleito eleitoral do país vizinho, cuja nova etapa acontece no próximo domingo.

Os produtos argentinos, por sua vez, ingressam livremente no território brasileiro, sem encontrar nenhum tipo de dificuldade. Na última semana, falamos com a presidenta da República e pedimos um basta em relação à questão. Os argentinos só entendem uma linguagem, que é a da retaliação. E foi o que pedimos. Mas mais uma vez, imperou o silêncio estratégico do planalto, que faz política partidária no Mercosul com chapéu alheio, colocando em risco dezenas de milhares de postos de trabalho. Não dá mais para esperar. É preciso ação já.

João Fischer – Deputado estadua / Líder da bancada do PP/RS

Compartilhe!