Entidades ligadas ao legislativo estadual dão início à 21ª CNLE

unale-1Iniciando aos trabalhos da 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), nesta quarta-feira (7), serão realizadas 21 reuniões de entidades ligadas ao poder legislativo estadual. No dia que antecedeu ao início dos eventos simultâneos (6), a Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do DF – Fenale, realizou a solenidade de abertura de seu 38º Encontro Nacional.

A cerimônia oficial reuniu diversos deputados estaduais e contou com a presença do presidente da Unale, Adjuto Afonso (PDT-AM). Na ocasião, o parlamentar agradeceu o apoio e a participação dos servidores dos poderes legislativos de todo o país.

“É com muita honra que estamos fazendo mais uma Conferência e a participação das entidades legislativas e dos servidores das Assembleias é essencial para o sucesso do nosso evento. Espero que os próximos três dias sejam produtivos e nos tragam o aprendizado necessário para contribuir com a melhora de nosso país”, disse Afonso.

Se reunirão hoje, as entidades: ABCLE – Associação Brasileira dos Cerimonialistas dos Legislativos Estaduais; ABEL – Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas; INTERLEGIS – Instituto Legislativo Brasileiro; AGEDOC – Associação Nacional dos Gestores de Documentos dos Legislativos Estaduais, Municipais e DF; AGPLAG – Associação Nacional dos Gestores de Planejamento, Orçamento e Gestão dos Legislativos Estaduais; FORDG – Fórum dos Diretores-Gerais das Casas Legislativas; ANACOL – Associação Nacional dos Consultores Legislativos; ANPAL – Associação Nacional dos Procuradores e Advogados do Poder Legislativo; ANSREHL – Associação Nacional dos Servidores Públicos em Recursos Humanos do Legislativo; ASTRAL – Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas; Bloco Brasileiro da UPM – Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UPM); Colegiado dos Presidentes das Assembleias Legislativas; FENACRIA – Frente Parlamentar Interestadual de Mobilização Nacional Pró Criança e Adolescente; FENALE – Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais, DF; FREE SHOPS – Frente Parlamentar em Defesa da Implantação de Free Shops em Cidades Gêmeas de Fronteira; PARLASUL – Parlamento do Sul; PARLAMENTO AMAZÔNICO – Associação das Assembleias Legislativas do AM/AC/AP/MA/MT/PA/RO/RR/TO; UNATAQ – União Nacional de Taquigrafia Parlamentar e Judiciária; UNIPOL – União Nacional das Polícias Legislativas e UVB – União dos Vereadores do Brasil. Também se reúnem as Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia; de Saúde, de mulher e a Comissão da Reforma da Previdência da Unale.

Ainda seguindo o 1º dia de programação, ás 20 horas, será feita a solenidade oficial de abertura da 21ª Conferência Nacional da Unale. A cerimônia contará com autoridades de todos os estados brasileiros.

Programação

Amanhã (8), será realizado o debate sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos estados e quais são as soluções. O primeiro quadro contará com presença de governadores de estados das cinco regiões. Também serão discutidos os modelos de saneamento, inovação e sustentabilidade; o panorama econômico e as reformas; o desenvolvimento regional e a segurança nacional.

Dentre os nomes confirmados para palestrar no encontro, estão: o consultor econômico, Maílson da Nóbrega; o cientista Político, Paulo Kramer, o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Odacir Klein; o presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral, Moisés Pessuti, a coordenadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político, Georgia Nunes, entre outros. O mediador oficial de todo o evento será o jornalista Heraldo Pereira.

Na manhã de sexta-feira (9), será retomada a conversa sobre reforma política. Ao final da programação, acontecerá a Assembleia Geral, onde será eleita a nova Diretoria Executiva da Unale para a gestão 2017-2018.

Marina Nery/ Ascom Unale
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo