Campanha do Outubro Rosa nas Casas Legislativas busca incentivar a prevenção e o autoexame

O principal objetivo desta campanha de conscientização é reforçar a importância da prevenção do câncer de mama e, também, do colo de útero, através da disseminação de informações sobre a necessidade de mulheres e homens, estes que também podem ser acometidos pelo câncer de mama, realizarem o autoexame preventivo.

Neste mês alusivo, são 12 estados que, por meio de suas Assembleias, têm promovido a campanha do Outubro Rosa, através de variadas ações sociais e com a divulgação de material em seus portais.

Ações das Assembleias Legislativas

ALEAM: A iluminação do prédio principal da Assembleia está sendo em alusão ao mês de conscientização para a prevenção do câncer de mama, sendo o principal foco das ações socioeducativas que a Casa proporciona às mulheres, para que conheçam a doença e saibam como diagnosticá-la precocemente e o que fazer para preveni-la.

ALEAP: O principal tema da campanha é: “Um toque pode salvar a sua vida”. A Procuradoria da Mulher visitou o Instituto de Prevenção Hospital do Amor, com o objetivo de acompanhar o trabalho do Instituto e conhecer as necessidades.

ALEGO: Na Assembleia acontece uma mobilização para arrecadar cabelo para confecção de perucas a serem repassadas à mulheres em tratamento de câncer de mama. Assim como a exposição de 21 banners, que trazem depoimentos de 21 mulheres mastectomizadas, buscando, sobretudo, conscientizar a mulher da importância de fazer a mamografia.

ALEMA: Ao entrar no site oficial da Casa, já é possível acessar um vídeo instrutivo que destaca a importância da campanha e o passo a passo para se prevenir contra a doença.

ALEMT: Ao longo do mês a Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul está promovendo vários eventos para espalhar a campanha do Outubro Rosa, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a prevenção do câncer de mama e sobre a importância do diagnóstico precoce.

ALEMS: A Assembleia reforça alerta sobre prevenção e tratamento do câncer de mama, através do compartilhamento de informações sobre fatores de risco, proteção, medidas preventivas e meios de acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento.

ALEMG: O Palácio da Inconfidência, sede do Parlamento mineiro, também recebe iluminação especial durante o mês de outubro, o prédio histórico ficará iluminado na cor rosa como forma de adesão da Casa à campanha, que este ano tem como tema “Laços da Consciência”.

ALEPE: “Pare. Se toque. Se previna.” Esse é o mote da campanha de sensibilização e conscientização sobre o câncer de mama promovida pela Assembleia, a ação pretende alertar sobre o autoexame frequente e outros testes que podem detectar a enfermidade precocemente são incentivados, bem como a adoção de hábitos saudáveis que visam prevenir os vários tipos de câncer.

ALEPI: O setor de Serviço Social da Assembleia Legislativa realizou, uma ação de conscientização pela prevenção do câncer de mama. Servidores, visitantes e a população em geral foram recebidos na Casa Legislativa com laços cor de rosa, cor característica da campanha Outubro Rosa, e com cartilha distribuída pela Fundação Maria Carvalho Santos.

ALERO: O prédio da Assembleia Legislativa recebeu iluminação especial em referência ao “Outubro Rosa”, como parte da campanha, o Poder Legislativo intensifica ações informativas de prevenção, diagnóstico e rastreamento dessas doenças.

ALERS: Durante o mês de outubro, a fachada do prédio da Assembleia Legislativa está iluminada com a cor rosa em alusão ao Outubro Rosa, campanha de prevenção e controle do câncer de mama.

ALESE: A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, realiza ações durante o Outubro Rosa, com a colocação de laços cor de rosa na porta dos gabinetes dos deputados e das salas localizada em todo o prédio, além de palestras e campanha de arrecadação de lenços que são doados em instituições que trabalham com pacientes com câncer.

Por Danilo Gonzaga/Ascom Unale

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo