Search
Close this search box.

frederico_nascimento8“EDUCAÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR”

Frederico Nascimento (PSD/GO)
Deputado Estadual

frederico_nascimento8Educação em primeiro lugar

A educação, enquanto agente de mudanças e de transformações, seja nas séries iniciais, no ensino fundamental, no ensino médio ou no ensino superior tem a grande responsabilidade e o compromisso de oferecer as melhores condições para que os alunos se tornem cidadãos responsáveis e conscientes, além de profissionais com grande chance de sucesso, dentro dos limites da ética e da moral. Tudo isto é o que se imagina das escolas dos dias de hoje, sejam privadas ou públicas, que tem a tarefa de serem as gestoras de todo esse processo, em busca de uma competente formação de seus quadros discentes. Na verdade, o que o aluno quer, por meio de seus estudos, é conseguir uma melhor condição de vida, fruto do trabalho ou do empreendedorismo que lhe promova essa situação.

A sociedade de hoje requer profissionais com sólidas formações específicas em quaisquer áreas do saber, contudo com um perfeito conhecimento do mundo, dos mercados e detentores da capacidade do pensar e do agir, frente às adversidades e os grandes obstáculos que, certamente, eles irão encontrar pela vida. É importante também um senso crítico bastante apurado e com uma enorme responsabilidade social e política, capazes de transformar positivamente suas vidas e seus espaços de atuação.

Nenhum projeto pedagógico, por mais bem elaborado que possa ter sido a sua construção, resiste a aulas ministradas por professores mal preparados e desmotivados. Isto vale também para as escolas mal aparelhadas e mal dirigidas, frutos de governos e de empresários sem compromisso com a educação. Então, o profissional moderno, necessariamente, passa pela formação de outro profissional, que é o seu professor, além é claro da excelente qualidade de sua instituição de ensino.

Existe um grande empenho do governo e do legislativo goiano para que a educação seja prioridade em Goiás. Programas como a Bolsa Universitária, que oferece mais de 10 mil bolsas de ensino superior a alunos carentes, e a Bolsa Futuro, que vai capacitar profissionalmente mais de 500 mil trabalhadores goianos até 2014, atestam este compromisso  com a educação. Goiás como a 9ª economia do país necessita, para ampliação de seu crescimento, desse quadro favorável de educação e da consequente oferta de mão-de-obra qualificada o que, certamente, irá ampliar a riqueza e a geração de renda nesta região.

Na Assembleia Legislativa do estado de Goiás, como presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, temos promovido diversas reuniões e debates com especialistas nas áreas de educação, procurando as melhores alternativas e propostas para se avançar os indicadores educacionais de Goiás. Neste contexto de ações, destaco, entre tantas, o Programa Mediação Escolar, uma parceria entre do Tribunal de Justiça, a Secretaria Estadual de Educação e a Assembleia Legislativa goiana, que visa combater a violência nas escolas, o bullying.

Educação para mim está em primeiro lugar, sendo então a minha maior prioridade. Assim, reafirmo sempre o meu compromisso com o processo de desenvolvimento goiano, sabendo que sem uma educação forte e de qualidade Goiás não vai avançar na direção de um presente e de um futuro com riqueza, progresso social e político, os quais são elementos importantes para o desenvolvimento regional. E por tudo isto que eu coloco o meu mandato de deputado à serviço.

Frederico Nascimento (PSD/GO)
Deputado Estadual

 

Compartilhe!