Pular para o conteúdo

ALAP: sede da Assembleia ganha iluminação especial em apoio ao autismo

A cor azul, símbolo internacional do autismo, foi escolhida para dar visibilidade à causa e marcar o início da programação prevista pelo mandato da parlamentar em todo o Estado

Abrindo as ações do Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a sede da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) recebeu iluminação especial na cor azul. A iniciativa, solicitada pela deputada Alliny Serrão, simboliza o compromisso do Parlamento amapaense com a inclusão e o respeito às pessoas autistas.

A cor azul, símbolo internacional do autismo, foi escolhida para dar visibilidade à causa e marcar o início da programação prevista pelo mandato da parlamentar em todo o Estado. “A iluminação da Assembleia é mais que um gesto simbólico: é um sinal claro de que nosso mandato está atento, engajado e comprometido com a construção de uma sociedade mais inclusiva”, destacou Alliny Serrão.

Além da iluminação, o Abril Azul terá uma programação especial ao longo do mês, com ações voltadas para servidores e para a sociedade, com o objetivo de promover um ambiente mais acessível e acolhedor. Abrindo a agenda da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (2) houve uma sessão especial de cinema para os filhos dos servidores da Casa. Eles assistiram ao filme O Homem-Cão, com som e iluminação adaptados para o público autista. A apresentação, com o tema “Ligados no Mundo Azul”, foi realizada em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá (AMA-AP) e o presidente da entidade, Cassius Clay.

Entre os dias 15 e 17, serão disponibilizados exames BERA (teste que avalia a audição e o funcionamento do nervo auditivo e do tronco encefálico) na Alap. O agendamento ocorrerá de 10 a 14 de abril, presencialmente, na Divisão de Saúde da Casa. Na terceira semana do mês, será ministrada a oficina “Boas Práticas na Inclusão de Pessoas com TEA no Setor Público”, que tem como objetivo dar visibilidade às ações de inclusão de pessoas autistas nas repartições públicas. A atividade promoverá a troca de experiências entre servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Ministério Público do Estado (MPE), Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims) e outros órgãos.

No dia 25 de abril, será realizada uma sessão solene especial sobre o autismo, com o lançamento do Código das Doenças Ocultas e a participação do pianista João Pedro Quintas.

Fonte: ALAP

Compartilhar
Notícias Relacionadas