O projeto que prevê a instituição de uma Educação Mediada por Animais, em que serão ministrados conhecimentos relacionados com a proteção dos animais, contando com a presença de um bicho de estimação nas escolas paulistas e transformando o ambiente escolar em um “Pet Friendly”, foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de São Paulo.
Inspirada no projeto “Cãolega”, implantado com sucesso no Recife, em Pernambuco, a deputada Leticia Aguiar (PSL) teve o Projeto de Lei nº 853/2019, de sua autoria, e que institui o programa “Amicão” nas redes pública e particular de ensino do Estado de São Paulo, aprovado pela Comissão de Constituição Justiça e Redação e pela Comissão de Educação e Cultura. O projeto agora segue para a Comissão de Finanças e Orçamento, antes de seguir para análise de todos os deputados e votação em plenário.
EMA (Educação Mediada por Animais) é um recurso pedagógico inovador, busca compreender como pais e professores analisam a contribuição do cão, a partir do processo de terapia mediada, para a aprendizagem e o desenvolvimento das funções cognitivas dos estudantes com deficiências ou necessidades educacionais especiais.
Acredita-se que a EMA possibilita muitos benefícios em muitas áreas do desenvolvimento humano, em especial no aspecto cognitivo e emocional, podendo favorecer a inclusão de alunos por ser uma abordagem muito útil e de grande eficácia para a melhora do sujeito em diferentes quadros de deficiências, transtornos e patologias.
O projeto Amicão, também tem a assinatura do deputado Delegado Bruno Lima, que assim como Leticia Aguiar, é um forte defensor da causa animal.