Foto/Divulgação

Preocupada com os casos de câncer de mama, divulgados pela Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev), do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que revelaram que cerca de 13% dos casos registrados no ano passado, poderiam ser evitados, a deputada estadual Maria Mendonça (PSDB), observou a importância do Outubro Rosa, campanha dedicada à conscientização e prevenção do câncer de mama, que este ano traz como tema “Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?”.

De acordo com a parlamentar, o estudo mostra também uma economia de R$ 100 milhões no Sistema Único de Saúde (SUS), caso as pacientes tivessem reduzido os fatores de risco relacionados ao estilo de vida, em especial, no que diz respeito à prática de atividade física.

“É importante investir mais em promoção de iniciativas com foco no modo de vida e comportamento saudáveis das pessoas. Havendo essa consciência comportamental, sem dúvida, estaria se investindo em prevenção e não em tratamentos, muitos dos quais inviabilizados pela falta de estrutura no serviço público de saúde”, ressaltou Maria.

Com informações da Ascom do Parlamentar

Fonte : ALESE