Foto/Divulgação

“Mulher por Inteiro!” esse é o tema da campanha Outubro Rosa 2021. A abertura da agenda oficial acontece na segunda-feira (4) durante a realização de uma audiência pública a partir das 9h30, de forma remota, promovida pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, deputada estadual Cantora Mara Lima (PSC), e autora da Lei nº 16.935/2011 que instituiu no Paraná a Campanha Outubro Rosa.

Em apoio à Campanha, a fachada do prédio da Assembleia Legislativa do Paraná ficará na cor rosa durante todo mês e outras ações serão realizadas durante o Outubro Rosa.

A Campanha busca chamar a atenção para a necessidade das mulheres assumirem o protagonismo da sua própria saúde, não apenas realizando os exames que podem diagnosticar o câncer de Mama, Ovário, Colo do Útero e Endométrio, mas também incorporando hábitos de prevenção de outras doenças crônicas e demais tipos de câncer.

A deputada lembra que os cuidados devem ser realizados durante todo o ano, mas que o Outubro Rosa chega para alertar da importância dos exames preventivos. “As ações são intensificadas durante o Outubro Rosa. Afinal é o mês de conscientização para o câncer de mama, a neoplasia mais frequente em mulheres e, por isso, as atenções estão voltadas para a saúde da mulher. No caso específico do câncer de colo de útero, por exemplo, é possível realizar a prevenção, o que nos casos de mama e ovário, trabalhamos para alertar para o diagnóstico precoce”, comenta a deputada Cantora Mara Lima.

Para a deputada Luciana Rafagnin (PT), é preciso sempre alertar as mulheres sobre os cuidados e a necessidade de fazer os exames, já que o câncer de mama é o que mais mata mulheres no país. “O Outubro Rosa serve para conscientizar as mulheres sobre o tipo de tumor que mais mata no Brasil, por isso é importante o diagnóstico precoce do câncer de mama”, alertou. “Pedimos a todas as mulheres. Vamos nos cuidar, fazer exame, consultas, mamografias. Assim estaremos salvando vidas”.

O mesmo pedido é acompanhado pelas deputadas Mabel Canto (PSC) e Maria Victoria (PP). “Outubro é o mês de conscientização, mas durante todo o ano temos que nos cuidar, porque o diagnóstico precoce salva a vida. Por isso não esqueça. Vá até seu médico, faça os exames. É muito importante que esteja em dia com a sua saúde”, disse Mabel. “Infelizmente é o câncer que mais mata mulheres no Brasil. É uma probabilidade de 60 mil a cara 100 mil e a gente trabalha incansavelmente nesta Campanha para evitar que mais mortes aconteçam. O câncer quando diagnosticado precocemente tem mais chance de cura”, alertou. “Agradeço ao presidente Traiano e ao deputado Romanelli, a Comissão Executiva, que sempre deram a devida importância à Campanha”, completou Maria Victoria.

A procuradora da Mulher, da Assembleia Legislativa do Paraná, deputada Cristina Silvestri (CDN), destacou que a Procuradoria está envolvida na Campanha, que ações serão realizadas e que a pandemia da Covid-19 serviu de alerta para que as mulheres procurem atendimento médico. “Este ano o Outubro Rosa tem uma importância ainda maior porque, com a pandemia, nós tivemos uma queda significativa do número de exames e cuidados preventivos das mulheres. A campanha que vamos desenvolver na Procuradoria e com o apoio das vereadoras vai ser no sentido de, justamente, resgatar nas mulheres este sentimento de autocuidado. Precisamos fazer voltar a crescer o número de exames preventivos de câncer de mama e do câncer de colo de útero”

Audiência Pública – Para abrir a agenda de atividades da Campanha Outubro Rosa, a deputada Cantora Mara Lima irá realizar uma audiência pública remota, na segunda-feira (4) a partir das 9h30, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo.

A audiência contará com a presença do médico mastologista e cirurgião oncológico, Cícero de Andrade Urban; de Claudia Gaby que teve câncer de mama e se recuperou da doença; e da sexóloga e voluntária do Instituto Humsol, Sabrina Matos, além de deputadas e deputados estaduais.

Homenagem – Já na parte da tarde, durante a sessão plenária de segunda-feira (4) que tem início às 14h30, a deputada usará o espaço do Grande Expediente para fazer uma homenagem aos médicos Cícero Urban e Marcelus Nigro; à Sabrina Matos do Instituto Humsol, à Claudia Gaby e à Simone Ribeiro, representando a FEMAMA.

Fonte : ALEPR

Compartilhe!