ALEAM: Assembleia realiza entrega do diploma ‘Mulher Cidadã Amazonense’

A Sessão foi presidida pela deputada Joana Darc e também compuseram a mesa, as deputadas Mayra Dias e Débora Menezes

O diploma “Mulher Cidadã Amazonense” foi entregue, nesta quarta-feira (12/3), pelos parlamentares da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) a 34 mulheres, que possuem atividades e trabalhos que contribuem e fazem a diferença na sociedade amazonense. As indicações das homenageadas foram feitas pelos 24 parlamentares; pela Comissão da Mulher, da Família e da Pessoa Idosa e pela Mesa Diretora da Casa. A Sessão foi presidida pela deputada Joana Darc e também compuseram a mesa, as deputadas Mayra Dias e Débora Menezes.

Em seu pronunciamento, o presidente da Casa, deputado Roberto Cidade, destacou que a 20ª Legislatura é a que tem o maior número de deputadas mulheres. Ele enfatizou ainda que, em sua gestão, sempre haverá espaços prioritários às mulheres e citou as contribuições delas na construção de políticas públicas.

“Criamos a Procuradoria Especial da Mulher e temos, ainda, o Observatório da Mulher. Aqui na Assembleia, elas desenvolvem seus trabalhos de forma exemplar. A Aleam nunca foi tão combativa na defesa dos direitos das mulheres. E hoje, ficamos felizes em dar um diploma a mulheres valorosas, com trabalhos significativos”, enfatizou.

A vice-presidente da Comissão da Mulher, da Família e da Pessoa Idosa, deputada Mayra Dias, destacou o orgulho em celebrar o Dia Internacional da Mulher, com a entrega do diploma. De acordo com a parlamentar, no evento não é celebrado apenas uma data, mas a luta e história de vida das mulheres.

“Por muito tempo guiaram nosso silêncio e negaram espaços, mas resistimos e seguimos abrindo caminho. A nossa voz precisa ressoar em todos os espaços. Nesta Casa temos cinco deputadas com sua história, vida e batalhas diárias, mas a luta é coletiva. Entregamos hoje o diploma a todas que contribuem com o Amazonas e isto é muito importante”, concluiu.

Emoção

Representando todas as mulheres homenageadas, a ativista Brenda Graziela Sousa de Oliveira, do Projeto “Lute Como Uma Garota”, fez um discurso emocionado sobre sua trajetória.  Indicada pela Comissão da Mulher, Família e Idoso, ela é ativista do grupo que apoia as mulheres pacientes de câncer, além de incentivar a prevenção e diagnóstico precoce.

Ela relatou sobre quando descobriu o câncer de mama e como transformou a dor em luta, virando uma voz do ativismo pela causa. Branda também agradeceu o reconhecimento e a homenagem da Assembleia a todas as mulheres.

“Agradeço a Casa pela homenagem e destaco que, nesta caminhada, entendi que fé não significativa evitar a dor. Celebremos as mulheres que nos cercam. Que suas vozes sejam ouvidas e seus sonhos, respeitados, porque toda mulher é uma revolução. Obrigada a todos”, resumiu.

O objetivo do diploma, proposto pelo Projeto de Resolução nº 11/2021, de autoria do deputado Wilker Barreto e instituído na Aleam, por meio da Resolução Legislativa nº 1.070/2024, é homenagear mulheres que contribuam para o pleno exercício da cidadania, em razão de serviços prestados ao Amazonas.

Fonte: ALEAM

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo