Pular para o conteúdo

ALRN promove audiência para debater energias renováveis

A ALRN promove na próxima segunda-feira (15), às 10h, audiência pública para debater o atual modelo energético e a geração de energias renováveis no Estado. A matriz energética é um dos assuntos que serão tratados na XVI Conferência Nacional da Unale do ano que vem, que será nos dias 30, 31 de maio e 1º de junho em Natal (RN).

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promove na próxima segunda-feira (15), às 10h, uma audiência pública para debater o atual modelo energético e a geração de energias renováveis no Estado. Os trabalhos serão coordenados pelo  presidente da Casa, deputado Ricardo Motta (PMN). A matriz energética é um dos assuntos que deverão ser tratados na XVI Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais nos dias 30, 31 de maio e 1º de junho de 2012 em Natal (RN). O evento, que é o maior encontro de parlamentares da América do Sul, é promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) em parceria com a ALRN.

 

O debate será no plenarinho da Assembleia e a iniciativa pretende discutir os investimentos preferenciais nas categorias de Produtores Independentes e Auto Produtores; a implantação de outras formas de geração, entre elas as energias Fotovoltaica, Termo Solar, Termo Eólica, Geotérmica e Biomassa, de forma a beneficiar também regiões desprovidas de potencial eólico e a implantação de indústrias de equipamentos e acessórios do setor nos estados produtores.

Durante o encontro também serão debatidos a criação local de cursos técnicos formadores de mão-de-obra especializada, além da criação de programas de incentivo à pesquisa em novas tecnologias para o setor, dentre outros assuntos relativos ao tema. Foram convidados representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SEDE); Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA); Agência Reguladora dos Serviços Públicos (ARSEP); Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA); Universidade Federal do RN (UFRN), entre outras.

Compartilhar
Notícias Relacionadas