Pular para o conteúdo

Ceará reivindica campus da Ufersa em Morada Nova

O deputado estadual Delegado Cavalcante e o federal André Figueredo, entregaram nesta quarta-feira (22) o relatório técnico de viabilidade para a implantação do campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) em Morada Nova, no Vale do Jaguaribe, no Ceará, ao secretário de Educação Superior do Ministério da Educação.

O deputado estadual Delegado Cavalcante e o federal André Figueredo, ambos do PDT, entregaram nesta quarta-feira (22) o relatório técnico de viabilidade para a implantação do campus avançado da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) em Morada Nova, no Vale do Jaguaribe, no Ceará, ao secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Luís Cláudio Costa. Ele também recebeu um manifesto de apoio com a adesão de 18 dos 22 deputados federais, dos senadores Inácio Arruda (PC do B), Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT) e de 38 dos 46 deputados estaduais.

A reunião é mais um passo da campanha “O Vale necessita, Morada Nova merece!”, que teve início no começo do ano, com o objetivo de garantir uma escola de educação superior na região, que engloba mais de 30 municípios e uma população de cerca de 800 mil pessoas e fica a 170 km de Fortaleza.

O parlamentar estadual explicou que a implantação do campus em Morada Nova beneficiaria, diretamente, cerca de 500 estudantes que, diariamente, são obrigados a se deslocar para Limoeiro do Norte ou Quixadá, a 70 quilômetros e 40 quilômetros, respectivamente, de Morada Nova. Na terça-feira (21), uma comissão integrada pelo prefeito de Morada Nova, Glauber Castro (PMDB) e pelos deputados Delegado Cavalcante, Lucílvio Girão (PMDB) e Leonardo Pinheiro (PR), esteve em Angicus (RN) para conhecer o campus local da Ufersa.

Morada Nova enfrenta, no entanto, a concorrência de outra cidade cearense, também interessada na implantação do novo campus da Ufersa – Jaguaruana. Mas, na opinião de Cavalcante, Morada Nova apresenta condições que a favorecem. É nela que funciona o Cinturão Digital, que garante com internet banda larga na região; ser cortada em toda sua extensão pelo Eixão (canal de mais de 300 km que leva água à cidade) e abrigar o rio Banabuiú perene, estar localizada no centro do Vale de Jaguaribe e dispor de facilidade de acesso, ”com estrada asfaltada de boa qualidade”.

Segundo ele, para encaminhar a decisão de forma democrática, a Assembleia Legislativa vai promover, na próxima segunda (27), a partir das 14h, uma audiência pública para debater a questão. O encontro vai contar com a presença do professor Franciné Júnior, um dos mais ardorosos defensores do projeto.

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) está instalada em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Oferece novo cursos de graduação e de pós-graduação (Administração, Agronomia, Biotecnologia, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Ecologia, Engenharia da Pesca, Veterinária e Zootecnia). Tem campus avançado em Angicus, Pau dos Ferros e Caraúbas.

Compartilhar
Notícias Relacionadas