A Unale inicia o ano de 2026 conscientizando a todos com o alerta para a saúde mental. Janeiro Branco: Nem todo silêncio é paz. Por trás de todo silêncio, um pedido de ajuda é a campanha promovida pela instituição em busca de sensibilizar a população para a importância da saúde emocional e da prevenção de transtornos mentais.
De acordo com dados levantados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com cerca de 18 milhões de pessoas diagnosticadas com ansiedade, o Brasil lidera isolado as estatísticas globais do transtorno. O cenário se tornou mais grave com a pandemia da Covid-19, com os casos de depressão gerando um aumento de 25% no país.
CAMPANHA
Criada por psicólogos brasileiros, o Janeiro Branco ganhou peso nacional. O primeiro mês do ano foi escolhido para a campanha por ser um marco de recomeço, assim como a cor branca, que simboliza uma folha de papel nova. A campanha ainda visa eliminar o estigma sobre os transtornos mentais, como o receio de procurar um psicólogo para conversar sobre alguma perda ou desconforto.
ATENDIMENTO
Para quem se identifica com os sintomas relacionados à doenças como depressão e ansiedade, o primeiro passo, dentro da rede pública, é buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Os profissionais estão habilitados para identificar o problema e dar os encaminhamentos necessários.
Quando é preciso tratamento, a rede conta com Centros de Atenção Psicossocial (Caps), além do Instituto de Saúde Mental (ISM).
Saiba mais>> https://l1nk.dev/eUimb
Por Felype Campos/Ascom Unale


