Outubro Rosa: A importância da prevenção e do diagnóstico precoce

Autoexame e mamografia são as principais armas de combate a neoplasia

O Outubro Rosa é uma das principais campanhas de combate e conscientização a respeito do câncer de mama em todo o mundo, o foco da ação é alertar a população brasileira e mundial sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), há a estimativa que mais de 73 mil novos casos de câncer de mama sejam registrados até o final de 2025 no Brasil, o que representa uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, e ainda que a doença cause 18 mil mortes.

A doença ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil habitantes. Embora raro, o câncer de mama também pode acometer homens, o que representa 1% dos casos.

Estatisticamente, as mulheres das regiões Sul e Sudeste são as que apresentam maiores taxas de incidência e mortalidade relacionadas ao câncer de mama. Com isso, a prevenção primária e a detecção precoce desempenham um papel primordial na redução dos números da doença. Nesse sentido, acesso à informação, exames de rotina e cuidados com a saúde, de modo geral, são essenciais para que a população feminina possa estar preparada para identificar os sinais e buscar tratamento adequado.

Além do autoexame, a mamografia surge como a principal ferramenta para detecção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O indicado é que mulheres entre 50 e 69 anos realizem o exame a cada dois anos, pelo menos, conforme recomendação do Ministério da Saúde. A mamografia pode identificar tumores em estágios iniciais, o que aumenta as chances de sucesso no tratamento.

A secretária-geral e ex-presidente da UNALE, deputada Ivana Bastos (BA), entrou no clima da campanha e comentou sobre a importância do Outubro Rosa, da prevenção e do diagnóstico precoce não só do câncer de mama, mas também do câncer de colo de útero. “É essencial que todas as mulheres realizem seus exames regularmente, como o autoexame das mamas e a mamografia. Além de estarem atentas a necessidade de exame preventivo ao câncer de colo de útero. A prevenção e o diagnóstico precoce são aliados poderosos no combate a essas doenças. Vamos juntas apoiar e promover a conscientização. Cuidar da saúde é um gesto de amor próprio e respeito à vida”, definiu.

Ações primordiais

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece mamografias gratuitamente para todas as mulheres, com foco na faixa etária de 50 a 69 anos, de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Apenas em 2022, foram realizadas mais de 4,2 milhões de mamografias no SUS, destas, 3,8 milhões serviram para rastreamento.

Em pesquisa realizada pela Agência Brasil, em 2023, foi constatado que só metade das mulheres com idade entre 40 e 49 anos realizou mamografia nos 18 meses anteriores a data da realização da pesquisa, quando o recomendado para essa faixa etária é o exame anual para rastreamento. Dados como este, reforçam a importância da campanha Outubro Rosa para conscientização e combate ao câncer de mama.

A prevenção ao câncer de mama também envolve a adoção de hábitos saudáveis, como a prática regular de atividade física, o controle do peso corporal e a redução do consumo de álcool. A amamentação também é considerada um fator protetor e contribui para a diminuição da incidência da doença.

Por Gabriel Spies/Ascom UNALE

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo