Neste domingo (6) foi realizado o 1° turno das Eleições Municipais de 2024, mais de 155 milhões de eleitores em cerca de 5,5 mil municípios brasileiros estavam aptos à comparecer às urnas para escolherem seus representantes nos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores.
De acordo com a Justiça Eleitoral, pouco mais de 122 milhões de eleitores (78,29%) compareceram às urnas neste 1° turno, em contrapartida, o índice de abstenção ficou em 21,7% menor do que o que foi registrado nas Eleições Municipais de 2020 (23,15%). As justificativas eleitorais somaram 2,6 milhões, registrando um aumento de 65% em relação às eleições de 2022, segundo dados coletados pelo E-Título.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), considerou o pleito tranquilo e com as ocorrências dentro do previsto. Foi a primeira vez que uma eleição municipal teve o horário unificado, contabilizando todas os estados e regiões do país que têm fuso diferente de Brasília.
Onze capitais brasileiras já definiram seus prefeitos no 1° turno, são elas: Boa Vista (RR), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Maceió (AL), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Teresina (PI) e Vitória (ES). Nas outras 15 capitais, haverá 2° turno no próximo dia 27 de outubro.
Velocidade na apuração
O TSE também destacou a velocidade nas apurações de votos devido a utilização das urnas eletrônicas. O encerramento da votação se deu às 17h e às 17h10 foi anunciado o resultado da eleição no primeiro município brasileiro a totalizar os dados. Trata-se de São Cristóvão do Sul (SC). Além disso, a Paraíba foi o primeiro estado a ter 100% dos votos totalizados, às 19h54.
Por Gabriel Spies/Ascom UNALE