Pular para o conteúdo

Eleições Municipais 2024: Mais de 100 municípios poderão ter 2° turno em 27 de outubro

Dos 5.569 municípios brasileiros, 103 podem realizar o 2° turno no pleito municipal

O 1° turno das Eleições Municipais está marcado para o próximo dia 6 de outubro em todos 5.569 municípios de todo o Brasil, mas algumas localidades também podem precisar da realização de um 2° turno no pleito. Isso ocorre apenas em cidades que possuem mais de 200 mil eleitores aptos a votar.

No país, apenas 103 municípios poderão realizar a segunda fase do processo eleitoral, isso porque, de acordo com a Constituição Federal e a Resolução TSE n° 23.734/2024, apenas as cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar poderão realizar 2° turno, caso nenhum dos candidatos para a prefeitura atingir a maioria absoluta dos votos – metade mais um – no 1° turno da eleição.

Todas as 103 cidades que podem realizar o 2° turno das eleições, juntas, possuem mais de 60 milhões de eleitores e eleitoras, número que representa quase 39% do eleitorado brasileiro. Ao todo, o país possui 155,9 milhões de eleitoras aptos a votar no pleito de 2024, sendo São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) os três municípios com maior número de eleitores no Brasil.

Ao considerar os estados brasileiros, São Paulo lidera o ranking de mais cidades com 200 mil eleitores aptos a votar, com 30 municípios. O Rio de Janeiro, com 11, e Minas Gerais, com oito, completam a lista.

Números mostram a evolução do eleitorado no Brasil

Nas Eleições Municipais de 2020, 95 cidades brasileiras contavam com 200 mil eleitores aptos a votar, em 2016, eram 93. Nos últimos quatro anos, nove cidades chegaram ao patamar mínimo que prevê a realização de uma segunda fase no pleito. São elas: Camaçari (BA), Imperatriz (MA), Parauapebas (PA), Foz do Iguaçu (PR), São José dos Pinhais (PR), Magé (RJ), Embu das Artes (SP), Sumaré (SP) e Palmas (TO).

Nos municípios com menos de 200 mil eleitores aptos, os eleitos para o cargo de prefeito serão aqueles que obtiverem a maior quantidade de votos válidos no 1° turno, no dia 6 de outubro.

Com informações do TSE*
Por Gabriel Spies/Ascom UNALE

Compartilhar
Notícias Relacionadas