Conflitos entre políticos e imprensa e marketing político

Na era da informação em tempo real as cobranças aos políticos aumentam na velocidade da propagação das notícias, ou seja, também em tempo real. Nesta fase de transformação vertiginosa, quer política, econômica ou social, por causa da convergência na plataforma de comunicação, as mídias sociais ganham um empoderamento nunca visto.

Neste contexto os políticos são ainda mais cobrados e expostos à opinião pública. Esta relação conflituosa com a imprensa e o marketing político é um dos temas que serão tratados no Seminário de Assuntos Parlamentares, que acontece na Câmara Distrital em Brasília, nos dias 24 e 25 de fevereiro.

O encarregado do assunto é o professor Silvio Teitelbaum, diretor da CAST Consulting and Business Bureau. Perito no assunto, o professor enfatiza que além dos veículos de comunicação convencionais, as mídias sociais desempenham um papel de primordial importância na construção da imagem de um ser público. “O político já é uma classe muito visada, especialmente quanto às questões éticas, mas por causa desta exposição excessiva os políticos são ainda mais cobrados e vigiados, daí a importância de ter habilidade para lidar com a imprensa e com os formadores de opinião quer de meios tradicionais, quer das mídias sociais”, alerta.

Na avaliação de Teitelbaum tanto o político o quanto seus assessores devem estar preparados para lidar com os meios de comunicação. “Não deve ter a desconstrução da classe política ou generalizações abstratas em torno de uma categoria profissional, afinal os parlamentos são essenciais ao processo democrático”, afirma.

Para o professor o diálogo é uma das ferramentas que pode estreitar estes laços. “Com isso teremos conteúdos mais responsáveis, mas para que este diálogo seja proveitoso o preparo das fontes, ou seja, de parlamentares e assessores é essencial”, finaliza. Quer saber mais? Participe do Seminário de Assuntos Parlamentares, destinado aos deputados e assessores, clique aqui e faça sua inscrição.

Confira a programação do Seminário de Assuntos Parlamentares*

24/02 | Quinta-feira

09h – Abertura

· Presidente da Unale – Deputado Alencar da Silveira Jr. (ALMG)

· Presidente do Colegiado de presidentes das ALES – deputado Barros Munhoz (ALESP)

· Presidente da Câmara Federal – Marco Maia

· Presidente do Senado – José Sarney

10h – Constitucionalidade dos atos legislativos

· Palestrantes: Ministro Gilmar Mendes- Supremo Tribunal Federal

12h – Almoço

14h – Responsabilidade fiscal e ação do Tribunal de Contas da União (TCU)

· Palestrante – ministro do TCU- Marcos Bemquerer Costa

15h30 – Ética na política e Código da Unale

· Palestrante – senador Pedro Simon

17h – Relação com a Imprensa e marketing político

· Palestrante – Silvio Teitelbaum

25/02 | Sexta-feira

09h – Noções básicas de técnica legislativa

· Palestrante – Cleide Lemos (Consultora do Senado)

10h – Estrutura do Processo legislativo

· Palestrante – Gustavo Ponci de Leon – Consultor do Senado

* Programação sujeita à alteração

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