jogo do tigrinho
bicicletanosplanos.org
bourlandcivilwar.com
spicybet.com.br
tigrinho.br.com
urbanofficearchitecture.com

Projeto de Lei busca garantia de direitos aos nascituros

Medida prevê aos embriões mesmo status jurídico de pessoas já nascidas

Em pauta no Congresso Nacional desde 2007, o PL 478/2007, conhecido como “Estatuto do Nascituro,” propõe garantir direitos e condições aos embriões (chamados também de nascituros). Na prática, a medida, caso aprovada, atribui aos embriões o mesmo status jurídico e moral de pessoas já nascidas. Segundo o texto original do projeto, os nascituros estariam à salvo de toda e qualquer forma de violência, negligência, exploração, opressão e crueldade.

Proposto pelos deputados Miguel Martini (PHS-MG) e Luiz Carlos Bassuma (PT-BA na época, hoje Avante-BA), o PL alteraria o código penal tornando crime hediondo mesmo os casos que são permitidos por lei, prevê o reconhecimento da paternidade de crianças em casos de crime de estupro e um incentivo monetário para as vítimas de estupro completarem a gestação, além de propor a proibição do descarte, congelamento e o uso de embriões para fins de uso em estudos e pesquisas científicas.

No entanto, em 2013, a deputada Solange Almeida (MDB-RJ) fez algumas alterações no texto que substituiu o original, assim sendo aprovado pela Comissão de Seguridade Social. Essa nova versão não proibiria mais o congelamento e comércio de embriões.

O texto vem sendo debatido e revisado ao longo dos anos. Em 2022 houve algumas tentativas de ser pôr em prática uma votação, mas sendo adiada diversas vezes em detrimento de sessões da Comissão.

A legislação brasileira garante a realização do aborto em 3 casos específicos: risco de vida para gestante, estupro e em casos de fetos que apresentem anencefalia (bebê que nasce com cérebro subdesenvolvido ou crânio incompleto).

Por Maycon Douglas/Ascom Unale
Revisão: Camila Ferreira

Compartilhar
Notícias Relacionadas
136bet.com.br
1win.br.com
amurpravda.ru
anzsee.org
arucasonline.com
136bet
5win