Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer é celebrado hoje,19 de outubro, e tem como objetivo conscientizar sobre a doença, bem como popularizar suas formas de prevenção, diagnóstico e tratamento. E a Unale, através das Comissões de Saúde e Mulher, promove a campanha Outubro Rosa para reforçar a importância da prevenção do câncer de mama.
O Ministério da Saúde estima que surgem mais de 52 mil casos por ano no País, ou seja, uma a cada três mulheres da população. Por este motivo, a campanha é uma forma de conscientizar sobre a importância das medidas de prevenção, para que o diagnóstico seja feito de forma precoce e as chances de cura sejam maiores.
Principais sintomas
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça que os sintomas de câncer de mama podem se apresentar de diferentes formas, mas os sinais abaixo costumam estar presentes:
- Alteração no tamanho, formato ou aparência da mama;
- Ondulações, vermelhidão, rachaduras ou outras alterações na pele;
- Alteração na aparência do mamilo ou da pele ao redor (auréola);
- Secreção de líquido anormal ou com sangue do mamilo;
- Presença de nódulo na mama (muitas vezes sem dor).
Prevenção
Especialistas recomendam que os exames preventivos sejam feitos a partir dos 35 anos de idade através de ultrassonografia de mamas e a partir dos 40 anos utilizando a mamografia, método de diagnóstico mais eficaz. Em casos de hereditariedade é recomendado começar a fazer os exames preventivos a partir de 25 anos de idades.
Estes exames devem ser complementados com outros de detecção, como a ressonância magnética, que é indicada para casos de pacientes com histórico familiar de risco para o seu desenvolvimento.
Por Malu Souza/Ascom Unale