Pular para o conteúdo

20º ENCONTRO NACIONAL DE TAQUÍGRAFOS

img-unataq-2019A União Nacional dos Taquígrafos (Unataq) esteve, pela vigésima vez, presente na Conferência Nacional dos Legisladores, ocorrida no ano de 2019 na cidade de Salvador, mantendo a parceria entre as entidades e promovendo os eventos simultâneos que englobam a Conferência.

Servidores da Taquigrafia de vários órgãos do Legislativo e do Judiciário participaram das palestras realizadas pela Unataq e pela Unale, no Hotel Quality Suítes São Salvador e Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA), nos dias 20, 21 e 22 de novembro.

A programação da Unataq proporciona a reunião anual dos taquígrafos de todo o Brasil e de outros países. Essa edição da Conferência teve como tema “Humanizando as leis em um novo tempo”. Foi nessa linha que a Unataq iniciou seu XX Encontro Nacional de Taquigrafia Parlamentar e Judiciária com a palestra motivacional “Humanizando relações pessoais e profissionais”, ministrada pela coach Zandra Daiane, analista de perfil comportamental e CEO do Instituto ZD Desenvolvimento Humano, teve a seguinte indagação: Você aceita ser feliz no trabalho? Destacou-se a importância das pessoas se conectarem para que haja um relacionamento humanizado, eficaz e saudável.

E o dia seguiu com a apresentação dos taquígrafos da Argentina e membros da AATP – Associación Argentina de Taquígrafos Parlamentarios, Victor Gonzalez e Raúl Salas, no painel “A carreira de taquigrafia e a estenotipagem na Argentina”, discorrendo sobre a recente aprovação no país da regulamentação do curso de Taquigrafia e Estenotipagem. Em seguida, Maria de Fátima Muniz Damasceno Ferreira, taquígrafa aposentada da Assembleia Legislativa do Piauí e professora de Taquigrafia, relatou sua participação na Intersteno 2019, o maior evento mundial de Taquigrafia, aconteceu este ano na Itália, em sua 52ª edição, demonstrando a importância e o alcance global da atividade do taquígrafo.

Sob a mediação de Adriana Araújo Martins Melo, taquígrafa do Superior Tribunal de Justiça e então presidente da Unataq, houve o 2º Fórum de Gestores de Taquigrafia, no qual foi debatido o registro taquigráfico humanizado em tempos digitais. Foi consagrada a relevância do trabalho do taquígrafo, que aprimora seus serviços através da união de ferramentas tecnológicas e técnica profissional, realizando a atividade dotado de fé pública, celeridade e transparência ativa, no intuito de garantir acesso à informação de qualidade. Dando continuidade, apresentou-se o painel de Realidades Taquigráficas Regionais, mediado por Teonilia Soeiro Balby de Oliveira, taquígrafa da Assembleia Legislativa do Maranhão, no qual foi retratado a realidade em cada órgão com fulcro de trocar informações e trazer inovação e crescimento às atividades.

O Prêmio Carlos Benedicto de Mérito Taquigráfico, concedido aos grandes nomes da Taquigrafia Nacional, também foi entregue na ocasião. Os premiados foram Marcius de Oliveira Fernandes, diretor de Taquigrafia da Câmara Municipal de Aracaju, e Siomara Gonçalves Videira, coordenadora de Taquigrafia das Comissões da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por suas contribuições à carreira de Taquigrafia e à Unataq.

No dia 21 de novembro, os taquígrafos assistiram ao painel “Humanização na Reforma Tributária”, cujo palestrante foi Décio Padilha, secretário da Fazenda do Estado de Pernambuco, enfatizou que o atual modelo de tributação é injusto, já que as famílias pobres pagam 85,55% de tributo a mais que os ricos. Também se teve a honra de poder comparecer ao painel “O impacto da transformação digital no relacionamento com o cidadão”, ministrado por Marcelo Tas, jornalista, apresentador e educador,  abarcou que com o advento e a popularização das redes sociais, a comunicação deixou de ser analógica e passou a ser digital e, com isso, se faz imprescindível ter transparência e um conteúdo relevante, de valor, a fim de que haja um engajamento e a criação de um círculo virtuoso. Ainda houve a presença da Ministra Damares Alves, enalteceu a parceria da Unale — oficializada em abril deste ano, através de acordo de cooperação — em abraçar os temas dos seminários regionais. A Ministra discorreu sobre a incidência de automutilação e suicídio entre a juventude brasileira, alertando sobre o assunto.

Fechando os ciclos de palestras, no dia 23 de novembro, último dia da Conferência, houve o painel “Política Tradicional: a extinção”, apresentado pelo especialista em desenvolvimento de campanhas presidenciais e estrategista político espanhol, Antonio Sola. O palestrante provocou os parlamentares presentes a refletirem sobre as condutas praticadas na vida pública e elencou quatro desejos da sociedade brasileira que precisam urgentemente serem atendidos: ideias transformadoras; valores importantes, como dignidade, amor e afeto; energia para buscar mudanças; e determinação para lutar pelo povo com retidão e honestidade. Além disso, Sola fez uma projeção quanto à relevância das redes sociais para a política e a construção de uma nova democracia, a partir da participação cidadã digital.

No período da tarde, a Unataq continuou trazendo debates de temas específicos da Taquigrafia, tendo sido marcada pela palestra “VoiceNote II, Escriba: a tecnologia a serviço do registro taquigráfico”, promovida pelas taquígrafas da Câmara dos Deputados, Marlucia Fernandes da Silva Santos e Juliana Rosália Guarese Gonçalves, apresentaram o novo sistema adotado pela Casa, intitulado de Escriba, que, associado ao software VoiceNote II, trouxe uma tecnologia de ponta, disponibilizando as notas taquigráficas do plenário em tempo real na internet, no prazo de 30 a 40 minutos, após a fala do orador. Tecnologia que auxilia o serviço do taquígrafo e proporciona um trabalho mais célere, com qualidade e garantindo o objetivo maior da Taquigrafia: assegurar os princípios da publicidade, informação e transparência. Nesse contexto, as palestrantes enfatizaram como a Taquigrafia e a tecnologia andam de mãos dadas, prestando um serviço que garante a fé pública, inerente ao servidor público taquígrafo, através das notas taquigráficas com valor documental e que ficam arquivadas perenemente na Coordenação de Históricos e Debates das Casas Legislativas e do Judiciário e estão disponíveis a qualquer tempo para consultas dos interessados.

Por fim, foi eleita a nova diretoria da Unataq para o biênio 2019/2021, composta pelos taquígrafos: Marilanja dos Santos Pereira, presidente (Assembleia Legislativa do Estado da Bahia); Marlucia Fernandes da Silva Santos, vice-presidente (Câmara dos Deputados – DF); Jacqueline Santana do Rosário, diretora financeira (Tribunal de Contas do Estado da Bahia); Juliana Jeha Daura, 1ª secretária (Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais); Alexandre Augusto Liceski da Fonseca, 2º secretário (Câmara Municipal de São Paulo) e Rafaela Araújo Castelo Branco Véras, diretora de comunicação (Câmara Municipal de Salvador), todos taquígrafos de carreira. Em seu discurso, a nova diretoria se comprometeu em dar continuidade ao trabalho da gestão anterior e aperfeiçoar ainda mais a Taquigrafia, mantendo a parceria de sucesso entre as entidades – Unale e Unataq -, que anualmente proporciona um importante momento de troca de experiências, expertises, intercâmbio de pessoas e de soluções para problemáticas comuns do meio profissional do taquígrafo, o que leva a melhor prestação do serviço público e, consequentemente, o fortalecimento do Parlamento a serviço do cidadão.

Ascom Unataq
Compartilhar
Notícias Relacionadas