Unipol discute movimento das polícias institucionais e debate sobre porte de arma na 26ª Conferência da Unale

A programação da 26ª Conferência da Unale, realizada nos dias 8, 9 e 10 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, acolhe diversos eventos simultâneos que contemplam pautas variadas que dizem respeito ao Legislativo e à sociedade. Entre elas, os temas abordados pela União Nacional das Polícias Legislativas (Unipol), que promoveu o XIV Encontro Nacional de Polícias Legislativas nesta quarta-feira (08/11). 

A partir de uma troca de experiências, os participantes do Encontro apresentaram pontos de suas vivências nos respectivos estados. Entre as questões debatidas estavam o processo para solidificar o entendimento sobre as polícias legislativas, a necessidade de um modus operandi para as polícias legislativas, os desafios para as polícias institucionais e a necessidade de recomposição dos efetivos por meio de concursos. 

O presidente da Unipol, Edivan Vieira, da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, explica que o momento permitiu apresentar o movimento das polícias institucionais, que inclui a polícia do Ministério Público e polícia judicial, assim como identificar que os problemas são semelhantes em todos os estados, envolvendo todas as estruturas legislativas.

“A gente resolveu direcionar neste ano em alguns pontos, como aposentadoria especial e porte de arma, porque isso fica muito derivado, como também o nosso trabalho, com cada Assembleia querendo trabalhar – mesmo com suas especificidades – de forma totalmente diferente. A gente tem que ter um modus operandi, um modelo para ser reconhecido. A gente quer se fazer conhecer para ter valorização”, explica o presidente da Unipol.

O Encontro contou com apresentação do Movimento pelo Fortalecimento das Polícias de Segurança Institucional (MOSPI), debate sobre “Porte de arma: Andamento, Estratégias, Projetos de Lei”, exposição e estudo de caso sobre os ataques acontecidos em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023 e a transformação da Unipol em Federação, assim como outros assuntos da classe. 

26ª Conferência da Unale

A 26ª Conferência da Unale debate, em 2023, “As prerrogativas do Parlamento estadual” durante os dias 8, 9 e 10 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, reunindo representantes de todas as regiões brasileiras. O evento é realizado pela Unale e Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) com apoio do Governo do Estado do Ceará. 

Por Samaisa dos Anjos

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo