Foto: Wagner Guimarães

A União Nacional das Polícias Legislativas (Unipol) promove nesta quarta-feira (24) encontro para discutir temas de interesse da categoria. A reunião acontece durante a 24ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizada na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Uma das principais pautas discutidas pelo grupo é o porte de arma das Polícias Legislativas Estaduais. Segundo o policial legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Junior Silveira, a Unipol promove debates para que o tema seja contemplado nas respectivas normas.

“As Polícias Legislativas Etaduais figuram como a única categoria policial hoje que não está na lei do Estatuto do Desarmamento. Isso gera para gente muito transtorno, limitações no trabalho e dependência de outras categorias policiais. Então temos trabalhado para que entremos no Estatuto, uma vez que a polícia legislativa da Câmara dos Deputados e do Senado Federal já estão inseridas e estamos buscando essa inserção também”, explica.

Presidente da Unipol, Cleiton Barros, destaca que uma das atribuições da polícia é a proteção do Legislativo, dos parlamentares, dos visitantes e dos servidores. “As assembleias legislativas podem ter sua própria polícia, que é comandada pelo presidente do Poder Legislativo. Essa é uma das nossas bandeiras, levar o trabalho da polícia legislativa para os parlamentos onde não exista esse serviço”, enfatiza.

Além disso, Barros detalha que os policiais legislativos também devem conversar, durante a 24ª Conferência da Unale, sobre a Reforma Administrativa e um projeto de lei complementar que trata da aposentadoria especial dos policiais. “Esse encontro soma muito para as polícias legislativas, para troca de conhecimento. Temos representantes de vários estados”, afirma.

Conferência da Unale

Considerado o maior encontro legislativo da América Latina, a 24ª Conferência da Unale apresenta como temática central “Unale 25+ – Redesenhando os Caminhos do Parlamento”. Na edição de 2021, realizada na cidade de Campo Grande em Mato Grosso do Sul, a entidade completa seu jubileu de prata. Esta é a primeira vez que o evento acontece em formato presencial e online.

Por Evellyn Abelha