A Unale (União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais) realizará seminários em todo o Brasil para debater a formação e políticas públicas para a juventude. A revelação foi feita, hoje (5), pelo presidente da Unale, deputado Sandro Locutor (ES), ao falar na abertura do Seminário de Formação Política, no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí.
O seminário foi aberto pelo presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho (PMDB), que convidou para a mesa de honra, dentre outros, o presidente da Unale, Sandro Locutor (Pros-ES), a vice-presidente da entidade, deputada Ana Cunha (PSDB-PA), os deputados Severo Eulálio (PMDB) e Luciano Nunes (PSDB), presidentes das Comissões de Direitos Humanos e Juventude e de Administração Pública e Política Social da Assembleia, e o coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes.
Após a execução do Hino Nacional, o presidente Themístocles Filho saudou os parlamentares estaduais, em especial os representantes da Unale, e todos os participantes do seminário. Ele disse que era uma honra para o Poder Legislativo do Piauí sediar o seminário para a juventude, destacando que a Unale exerce um papel importante no fortalecimento dos legislativos estaduais e da democracia no país. Themístocles Filho afirmou que o seminário é importante para despertar a juventude para discussão das questões políticas.
ATUANTE – O deputado Sandro Locutor disse que Themístocles Filho é um parlamentar atuante junto à Unale e, em seguida, declarou que a formação política dos jovens é importante porque o Brasil precisa resgatar a credibilidade de suas lideranças. Ele defendeu ainda um pacto federativo, visando a definição de uma distribuição justa dos impostos arrecadados no país.
Sandro Locutor citou dois exemplos de como há necessidade de uma melhor distribuição dos impostos entre União, Estados e municípios. “Temos o caso das guardas municipais e das UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) que têm recursos para implantação de suas estruturas, mas faltam recursos para o custeio, isto é, para o seu funcionamento”, acrescentou ele.
Sandro Locutor anunciou que a Unale, que será presidida nos próximos anos pela deputada Ana Cunha, pretende realizar seminários para a juventude em todo o Brasil. Assinalou o presidente da Unale que “precisamos formar lideranças para virar essa página triste que o nosso país vive atualmente. Esperamos que este seminário traga sugestões e idéias para que possamos mudar essa situação”.
Em seguida, o coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes, que representou o governador Wellington Dias no seminário, disse que têm ocorrido avanços em relação aos jovens no Brasil e citou a aprovação do Estatuto da Juventude pelo Congresso Nacional como uma grande conquista, enquanto no Piauí foi aprovado em 2009 pela Assembleia Legislativa o Plano Estadual da Juventude. Ele informou que uma das conquistas dos jovens é o direito à meia entrada nos eventos culturais.
Fonte: ALEPI