Nesta quinta-feira (5), a UNALE realizou, na 27ª Conferência Nacional da Unale, a reunião do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas brasileiras.
O Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas brasileiras foi reativado com objetivo de aproximar e fortalecer todas as Casas Legislativas do país no âmbito do Poder Legislativo. A ideia central é promover uma maior autonomia dos Parlamentos Estaduais em relação a legislações que são pertinentes para cada estado.
Na oportunidade, o deputado Bruno Peixoto (GO), presidente da Assembleia Legislativa goiana, foi eleito para presidir o Colegiado nos primeiros seis meses do próximo ano. O deputado Marcelo Santos (ES), presidente da Casa capixaba, comandará o Colégio nos seis meses subsequentes de 2025.
O presidente da UNALE, deputado Sérgio Aguiar (CE), comentou sobre a importância da formação do Colegiado para o fortalecimento dos Parlamentos Estaduais. “Estamos realizando a reativação desse Colegiado para que, efetivamente, possamos fazer com que os Parlamentos Estaduais possam ter mais força e mais participação no cenário do Poder Legislativo. A UNALE só é o que é pela união de todas as Casas e todos os deputados”, salientou.
O deputado Bruno Peixoto (GO) comemorou a formação do Colegiado. “Vamos tentar buscar uma unificação, vamos caminhar nesse sentido. Por isso é importante esse Colegiado de líderes e, juntos, vamos trabalhar sempre para o fortalecimento dos deputados e deputadas estaduais”, destacou.
Já o deputado Marcelo Santos (ES), que assumirá a presidência do Colegiado no segundo semestre de 2025, ressaltou a importância da união das Casas Legislativas. “Estou muito honrado em poder assumir a presidência do Colegiado após esses primeiros seis meses de 2025. Nossa Assembleia foi eleita a mais transparente do país e teremos esse privilégio de realizar uma gestão compartilhada com a Assembleia de Goiás, que é a segunda mais transparente do Brasil”, frisou.
Estiveram presentes no encontro os presidentes das Assembleias: Luiz Gonzaga (ALEAC); Alliny Serrão (ALAP); Adolfo Menezes (ALBA); Marcelo Santos (Ales); Bruno Peixoto (Alego); Adriano Galdino (ALPB); Amélio Cayres (Aleto); Adolfo Brito (ALRS); Jefferson Andrade (Alese) e Eduardo Botelho (ALMT). Também marcaram presença o presidente da UNALE, deputado Sérgio Aguiar (CE), a secretária-geral da entidade, deputada Ivana Bastos (BA), o tesoureiro-geral da instituição, Diogo Moraes (PE), o presidente do Conselho-Fiscal, deputado Alencar da Silveira (MG), e os deputados Coronel Adailton (GO), Zé Laviola (MG), Camila Toscano (PB), Thiago Manzoni (DF), Valdemar Neto (TO) e João Luiz (AM).
Por Gabriel Spies/Ascom UNALE