A Unale, por meio da Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da entidade, realizou, nesta quinta-feira (26), o 5° Simpósio Prevenção é Solução, no auditório do Fecomércio, no Rio de Janeiro. O evento reuniu parlamentares e especialistas na temática para discutir a importância da prevenção e o foco na juventude no processo de luta contra a depressão e o uso de drogas.
O Simpósio teve como tema “Juventude em Foco: Prevenção, Educação e Cuidado – Construindo Redes de Apoio Contra o Uso de Álcool e Drogas”, com objetivo de ressaltar a prevenção como o melhor caminho no combate ao uso de drogas. Na abertura do evento foi realizada uma apresentação do coral “Novo Caminho”, formado por jovens e adultos que pertencem a comunidades terapêuticas e estão em recuperação da dependência química.
No painel de abertura do encontro, a presidente da Unale e presidente interina da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputada Tia Ju (RJ), comentou sobre a importância da realização do evento e da abordagem em relação a juventude. “É um imenso prazer participar de um evento como esse com um tema tão importante, que é a prevenção à depressão e as drogas. É um tema muito caro para nós, parlamentares. O melhor caminho, de fato, é a prevenção, sem, de maneira alguma, deixar de cuidar daqueles que, infelizmente, se tornaram dependentes químicos. Precisamos discutir caminhos e soluções, principalmente, com a juventude. Precisamos trabalhar para que esses laços tão cruéis da vida não os aprisionem”, destacou.
O presidente da Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da Unale, deputado Danniel Librelon (RJ), anfitrião do evento, frisou a importância da prevenção como a principal solução para enfrentamento da problemática. “Quando nós conseguirmos entender que a prevenção é o caminho mais viável, mais barato, a gente consegue extrair o melhor dos desafios que nós teremos na vida. Gostaria que todos que estão aqui presentes possam sair daqui com uma nova perspectiva, sabendo que a prevenção, com certeza, é o melhor caminho. Pouco se fala, mas muito se vê o estrago que essas substâncias causam na vida das famílias. Por isso, reafirmo: prevenção é o melhor caminho para a evolução”, ressaltou.
Também compuseram o dispositivo de abertura o 1° vice-presidente da Comissão, deputado Gilson de Souza (PR), do secretário da Unale no estado do Pará e 2° suplente da Comissão, deputado Dirceu Ten Caten (PA) e a coordenadora de Gestão Intersetorial e Frequência Escolar, Thaís Camargo Pacheco.
Oi, vamos conversar?
Na sequência das apresentações, a deputada Catarina Guerra (RR), 2ª vice-presidente da Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da Unale, apresentou a cartilha “Oi, vamos conversar?”, voltada para auxílio de pessoas que se encontram em depressão e precisam buscar ajuda.
O material foi produzido pela parlamentar e disponibiliza um passo a passo de como ajudar pessoas que estejam em depressão e endereços físicos de unidades que podem acolher esses indivíduos.
A deputada comentou sobre a importância da formulação de políticas públicas voltadas para acolhimento de pessoas que estejam em depressão e da prevenção ao suicídio e uso de drogas. “Nós, enquanto parlamentares, precisamos assumir essa responsabilidade de falar sobre esse assunto tão importante. Nossa cartilha aborda o tema da prevenção ao suicídio e o nosso objetivo é orientar e ajudar pessoas que estejam passando por um momento difícil. Acreditamos que através do diálogo podemos alcançar nossos objetivos e, claro, colocar a juventude em foco. Nisso que acreditamos”, enfatizou.
Palestras técnicas
O segundo painel do evento contou com explanações técnicas a respeito da prevenção à depressão e ao uso de drogas, principalmente, em relação ao público de jovens a adolescentes.
A primeira apresentação foi realizada pelo professor Márcio Farias, coordenador do Núcleo de Atenção às Pessoas com Problemas de Álcool e outras Drogas, do Hospital Escola São Francisco de Assis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O especialista ministrou uma palestra com o tema “A importância de incluir uma nova disciplina nos currículos do Ensino Fundamental e Médio: Um caminho para a transformação educacional”.
Logo depois, a psicóloga Miriam Alice realizou a palestra com o tema “Impasses familiares em contextos de toxicodenpendência: A importância do acolhimento, do cuidado e do direcionamento às famílias”, que teve como foco apresentar o desafio que as famílias enfrentam no processo de tratamento dos dependentes químicos.
Para encerrar as apresentações, o superintendente terapêutico da Subsecretaria de Políticas Inclusivas da Secretaria da Casa Civil, Douglas Manassés, apresentou a palestra com tema “Os desafios das comunidades terapêuticas frente à prevenção de álcool e drogas” e a presidente da Associação Brasileiro de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD), Selene Franco, ministrou a palestra “Novas perspectivas para a prevenção de álcool e drogas”.
Por Gabriel Spies/Ascom Unale
Foto: Andreza Gomes/Alerj