Unale realiza campanha de conscientização sobre o Autismo

Promover políticas públicas de inclusão, através da boa gestão da política estadual, é uma das missões da Unale. Com isso, a entidade, por meio da Secretaria da Saúde, promove a campanha de conscientização sobre o Autismo, com o slogan: “Autismo, uma visão humanizada”, que objetiva maior compreensão sobre a condição neurológica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

O autismo é um transtorno no desenvolvimento neurológico que gera alterações na comunicação, dificuldade ou ausência de interação social e mudanças no comportamento. Pessoas com autismo podem apresentar algumas características específicas, como manter pouco contato visual, ter dificuldade para falar ou expressar ideias e sentimentos, e ficar desconfortáveis em situações sociais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esta condição atinge 1 em cada 160 crianças no mundo e 2 milhões de pessoas só no Brasil, mesmo assim, o autismo ainda é visto pelas pessoas como um tabu. Com isso, a Unale busca conscientizar e dar voz às pessoas que sofrem com este transtorno, além de mostrar que elas são capazes de viver de forma independente.

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007. O objetivo da data é alertar as sociedades e governantes sobre o transtorno do neurodesenvolvimento, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

Sintomas e prevenção

Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo.

No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

O autismo é uma alteração genética, e não é possível a sua prevenção com alguma atitude em específico. Não existe cura, embora medicamentos e terapias possam ser indicadas para melhorar a vida de quem é acometido desse transtorno.

Por Danilo Gonzaga/ Ascom Unale
Edição: Camila Ferreira
Compartilhar
Notícias Relacionadas
ALEGO: A vida é o valor maior

Data põe foco no problema que tem alcançado números alarmantes no mundo e no Brasil, principalmente entre os jovens.

Pular para o conteúdo