A UNALE realizou, nesta quarta-feira (3), a cerimônia oficial de abertura da 28ª Conferência Nacional da entidade, no Grande Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul.
Sob o tema, “Humanidade Conectada: os Legislativos Estaduais no Tempo da IA e das Emergências Climáticas”, o maior encontro parlamentar da América Latina reunirá, nos três dias de evento, cerca de 1.500 conferencistas do Brasil e do exterior.
No dispositivo de honra da cerimônia de abertura, compuseram a mesa a presidente da UNALE, deputada Tia Ju (RJ), o presidente da ALRS, deputado Pepe Vargas (RS), o vice-presidente da região Sul da UNALE, deputado Vilmar Zanchin (RS), o vice-governador do estado do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, e o deputado da Assembleia Nacional de Quebec e secretário-executivo da Confederação Parlamentar das Américas (COPA) no Canadá, Mathieu Lévesque.
A presidente da UNALE, deputada Tia Ju (RJ), comentou sobre a importância da realização do evento no solo gaúcho. “No ano passado tivemos que transferir o evento devido a tragédia climática sofrida pelo povo gaúcho. Mas hoje, podemos ver a força e a resiliência deste povo, que pouco mais de um ano depois das enchentes, já se reergueu. Gostaria de ressaltar também que em 29 anos sou a quarta mulher a ser presidente da UNALE. Precisamos lutar para que isso mude”, ressaltou.
O presidente da Comissão Organizadora do evento e vice-presidente da região Sul da UNALE, deputado Vilmar Zanchin (RS), destacou a força do povo gaúcho para reconstrução do estado após a tragédia climática de 2024 e saudou a UNALE pela relevância do evento. “A nossa UNALE, em 2026, completará 30 anos, entidade, esta, que nasceu para ser ponte entre os Legislativos Estaduais. Essa missão permanece atual. Iremos reafirmar o papel desta instituição, como um fórum importante e qualificados dos debates nacionais, porque, antes de tudo, nós representamos pessoas e são milhões delas”, afirmou.
Para o presidente da ALRS, deputado Pepe Vargas (RS), a Conferência Nacional da UNALE é um marco histórico para o estado do Rio Grande do Sul. “É uma imensa felicidade receber mais uma Conferência Nacional da UNALE no Rio Grande do Sul, que é um espaço importante de trocas de experiências e importantes debates para os Legislativos Estaduais. Os dois temas escolhidos são muito relevantes e tenho certeza que sairemos daqui com novas soluções”, salientou.
O vice-governador do estado do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, frisou o papel diplomático da UNALE no contexto do Poder Legislativo. “A UNALE, cada vez mais, se torna importante e relevante nesse cenário federativo que se impõe no Brasil com eventos e discussões como essas dentro da Conferência Nacional”, destacou.
Palestra Magna
No painel de abertura do evento, a Conferência Nacional da UNALE recebeu a palestra “Futuro e Tendências Globais: Cenários, Tecnologias e Comportamentos que vão moldar o amanhã”, ministrada pelo especialista em inteligência artificial, Tiago Mattos.
“Precisamos pensar novas formas de sustentabilidade, se não combatermos o aquecimento global, o planeta não vai acabar, ele vai acabar com a gente. Os futuros dos cidadãos e cidadãs das suas cidades estão nas mãos de vocês e das suas Casas Legislativas”, disse Tiago no seu painel.
Comenda UNALE
Ainda na cerimônia de abertura, a presidente Tia Ju realizou a entrega da Comenda UNALE para o tesoureiro-geral e ex-presidente da entidade, deputado Sérgio Aguiar (CE); para o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS), deputado Pepe Vargas (RS); e para o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza.
28ª Conferência Nacional da UNALE
A programação da 28ª Conferência Nacional da UNALE segue com agenda intensa nesta quinta-feira (4). Uma série de painéis e palestras abordarão temas relevantes para os Legislativos Estaduais brasileiros, tais como: Inteligência artificial nos Parlamentos Estaduais, ações de preservação do meio ambiente em meio às emergências climáticas e o cenário eleitoral para o ano de 2026.
Por Gabriel Spies/Ascom UNALE
Foto: Carla Beckmann/UNALE



