A Unale realizou, nesta sexta-feira, 13, a 4ª reunião do Colegiado Permanente de Secretarias-Gerais da Mesa dos Parlamentos Estaduais do Brasil (COSGM), na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), em Aracaju, capital do estado. O principal tema de debate da reunião foi a introdução e os avanços da inteligência artificial (IA) no processo legislativo dos Parlamentos Estaduais brasileiros.
Na abertura do encontro, o secretário da Unale no estado de Sergipe, deputado Georgeo Passos, representando a Diretoria Executiva da entidade, comentou sobre a importância da discussão a respeito da inteligência artificial no Poder Legislativo. “É uma honra muito grande estar em um encontro desse e representar a Diretoria Executiva da Unale. É muito importante a discussão sobre esse tema da inteligência artificial. Quem estiver bem colocado, bem informado, e sabendo desse movimento de avanço tecnológico vai sair na frente”, ressaltou.
O coordenador-geral do Colegiado, Igor Albuquerque, também ressaltou a importância do debate sobre o tema e comemorou a realização do encontro em seu estado, Sergipe. “Para nós, da Alese, é muito relevante sediar mais um encontro deste Colegiado. Discutimos um tema muito importante no encontro de hoje, que foi a inteligência artificial e sua aplicação nos processos legislativos. Recebemos um grande especialista na área, que foi o analista legislativo, João Lima. Então creio que foi um encontro muito enriquecedor e importante para todos nós”, definiu.
Ao final do encontro, a secretária-geral da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), fez uma apresentação sobre a COP 30, evento que será realizado em Belém, em 2025. A servidora mostrou todas as atividades que serão pertinentes aos Parlamentos Estaduais no evento internacional que ocorrerá em novembro.
Inteligência artificial aplicada no Poder Legislativo
Para abrir o circuito de palestras a respeito da inteligência artificial aplicada ao processo legislativo dos Parlamentos Estaduais, os servidores da Alese, Andrea Torres Azevedo e Daniel Belém, ministraram a palestra “Inteligência Artificial na Alese: o Futuro em Construção”.
Na apresentação, os servidores mostraram alguns serviços que a Assembleia já utiliza por meio de sistemas aplicados com a inteligência artificial. Alguns deles são: sistema especializado em gravação, transcrição e gestão de áudio/vídeo para sessões plenárias de órgãos legislativos; Alese Legis – produção legislativa, legislação e diário do legislativo; gerenciamento do plenário – sessão e votação; emendas individuais de caráter impositivo.
Posteriormente, o analista legislativo do Senado Federal e especialista em inteligência artificial, João Lima, realizou a palestra com tema “IA Generativa no Poder Legislativo”, que apresentou como a ferramenta pode ser usada para o desenvolvimento tecnológico nos processos legislativos aplicados aos parlamentos.
Na sua explanação, o especialista fez uma demonstração de como funciona o ChatGPT Pro. João Lima fez uma pergunta simples a ferramenta e ela realizou uma apresentação completa sobre o encontro. Na sequência, o analista legislativo pediu para a ferramenta decifrar de quais estados eram as bandeiras que estavam na mesa, em uma delas o ChatGPT errou, o que, segundo o especialista, mostram os riscos da inteligência artificial.
Serviço do Colegiado
Estiveram presentes na reunião os membros do Colegiado de Secretarias-Gerais da Mesa dos Parlamentos Estaduais do Brasil: Igor Albuquerque (Alese); Eliziane Esteves (ALMG); Gabriel Scardini (ALMT), Janaina Polla (ALMT), Eduardo Lustosa (ALMT) e Vitor Hugo (ALMT); Maurício da Fonte (Alepe) e Fábio Vinícius (Alepe); Carlos Manvailer (ALERO); Lucilene Montelo (Aleto); e Rebecca Hesketh (ALEPA). Além do consultou jurídico da Unale, André Maimoni e o secretário da entidade no estado de Sergipe, deputado Georgeo Passos.
Por Gabriel Spies/Ascom Unale
Foto: Joel Luiz/Alese



