Na tarde desta segunda-feira (30), a UNALE promoveu a 1ª reunião do Colegiado dos Diretores-Gerais das Assembleias Legislativas brasileiras, na sede da entidade, em Brasília. No encontro, que contou com a participação de dirigentes de oito unidades da federação, foram debatidas estratégias de aproximação das Casas com a instituição.
O objetivo da formação do Colegiado de Diretores-Gerais das Assembleias Legislativas do Brasil é a reunião deste segmento, com o intuito de promover o aperfeiçoamento do debate e a construção de soluções relativas aos interesses comuns das Casas Legislativas, assim como ao aprimoramento das relações institucionais e interpessoais.
O diretor-geral da UNALE, Fernando Brandão, ao abrir a reunião, comentou sobre a importância do encontro e enfatizou a relevância da construção de um estreitamento de laços entre as Casas Legislativas e a entidade. “É uma satisfação muito grande receber os diretores-gerais das Assembleias na UNALE. Tenho certeza que deste encontro, e dos próximos que virão, sairão ideias extremamente positivas e que vão conectar ainda mais as Casas e a nossa instituição”, destacou.
No encontro, foi definido o coordenador da comissão provisória de direção do Colegiado. O diretor-geral da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte (ALRN), Augusto Viveiros. Ele comentou sobre a escolha e os desafios de exercer o cargo. “É com muita honra e gratidão que recebo esta missão da UNALE e dos meus colegas aqui presentes. Espero que ao final do meu ‘mandato’ eu possa entregar resultados positivos e relevantes para o Poder Legislativo Estadual no nosso país”, ressaltou.
O Sebrae nacional também esteve presente na reunião com uma equipe técnica, com objetivo de apresentar aos diretores-gerais das Assembleias o projeto “Feira Reversa”, que funciona como um mecanismo de conexão de startups e setores do poder público em busca de soluções de problemas e demandas para essas entidades e órgãos do Estado.
A analista de políticas públicas do Sebrae, Maysa Moura, apresentou o projeto aos dirigentes e falou sobre a importância da aproximação do setor público com essas instituições. “A Feira Reversa trabalha na solução de problemas no setor público. Os gestores podem levantar os seus problemas e ao entrarem em contato com o nosso projeto, vamos abrir uma curadoria e um chamamento as nossas startups para que elas levantem propostas de solução para esses problemas. Queremos realizar esse processo de pioneirismo no Poder Legislativo”, finalizou.
Estiveram presentes na 1ª reunião do Colegiado de Diretores-Gerais das Assembleias Legislativas o diretor-geral da ALRN, Augusto Viveiros, o procurador-geral da ALRN, Renato Maciel, o procurador-geral e o superintendente legislativo da Assembleia Legislativa de Roraima (Alerr), Orlando Vagno e Jardel Souza; o diretor-geral da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), Cleilson Tamaturgo; o diretor-geral da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Wander Motta. No formato online, compareceram o representante da DIreção-Geral da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS), Álvaro Fakredin; o representante da diretoria-geral da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Paulo Neiva; o diretor de planejamento da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), Alaor Fernandes; e o representante da Direção-Geral da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi), Sérgio Miranda.
A comitiva do Sebrae Nacional também marcou presença na reunião, com os analistas de políticas públicas do Sebrae, Maysa Moura, Marcelo de Oliveira Adalberto de Souza, e os representantes do Sebrae na Câmara dos Deputados, Walter Brandão e Frederico Campos.
Por Gabriel Spies/Ascom UNALE