A UNALE promoverá, nos dias 24 e 25 de novembro, em Brasília, a 1ª Marcha dos Deputados Estaduais, um movimento nacional em defesa das prerrogativas parlamentares e da autonomia das Assembleias Legislativas diante dos impactos da PEC da Reforma Administrativa.
Como representante legítima dos 1.059 deputados e deputadas estaduais e distritais e das 27 Casas Legislativas brasileiras, a UNALE destaca, entre os temas centrais do encontro, a crítica à proposta da Reforma Administrativa, que impõe limites de despesas parlamentares e amplia as competências da União frente aos Parlamentos Estaduais, o que afeta diretamente a autonomia financeira, administrativa e normativa das Casas.
A expectativa é reunir centenas de deputados estaduais e procuradores das Assembleias Legislativas em um dos maiores movimentos institucionais já realizados pela entidade em quase três décadas de existência. A UNALE ainda reforça o objetivo de pavimentar um canal permanente de diálogo com o Congresso Nacional e com o Judiciário, para assegurar que as mudanças estruturais no Estado brasileiro não comprometam a autonomia dos entes federados nem o papel do Legislativo Estadual no fortalecimento da democracia.
A presidente da UNALE, deputada Tia Ju (RJ), comentou sobre a importância da realização da Marcha. “Compartilho com os deputados estaduais de todo o Brasil uma preocupação urgente: a PEC da Reforma Administrativa. Sabemos que precisamos modernizar a gestão pública, mas não podemos aceitar que essa reforma retire prerrogativas dos estados e das Assembleias Legislativas. Essa PEC da forma como está redigida cria uma ideia de Estado único, onde a palavra final sempre será da União, isso significa menos autonomia para os estados e menos força para o trabalho dos deputados estaduais. A democracia brasileira é federativa e, por isso, a UNALE está se posicionando de forma clara para que nossa voz seja ouvida e respeitada”, destacou.
Entre os painéis da programação estão o Encontro Nacional de Legisladoras, que terá como objetivo reunir diversas lideranças femininas dos Parlamentos Estaduais para discutir ações e movimentos necessários para a defesa das prerrogativas das Assembleias. Além disso, os deputados estaduais realizarão uma plenária onde será discutida e ratificada a Carta das Assembleias Legislativas em Defesa do Federalismo e, posteriormente, os parlamentares farão um encontro com lideranças na Câmara dos Deputados.
Serviço:
1ª Marcha dos Deputados Estaduais
24 e 25 de novembro de 2025
Auditório da Confederação Nacional de Municípios (CNM)
SGAN 601, Módulo N – Plano Piloto, Brasília – DF
Por Gabriel Spies/Ascom Unale



