Na manhã desta quinta-feira (12), os membros da Secretaria de Cuidado e Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas da Unale estiveram presentes no Simpósio Prevenção é Solução, que foi  realizado na Assembleia Legislativa de Roraima (Alerr).

A Unale e a Alerr promoveram um importante debate sobre o cuidado e a prevenção do suicídio e da depressão e o combate às drogas. Durante a programação foram realizadas cinco palestras que abordaram as principais pautas da Secretaria.

O presidente da Pasta, deputado João Luiz (AM), ministrou um dos painéis, no qual apresentou seus projetos relacionados ao tema e discorreu sobre como é crucial tratar da valorização da vida, especialmente nesta temática que trata do estado de saúde emocional dos cidadãos.

“Desde 2019 a Unale trata desta temática que busca valorizar a vida. A entidade potencializa e dissemina no cenário nacional e internacional a importância de cuidar da prevenção do suicídio, da depressão e da saúde mental como um todo”, disse o parlamentar João Luiz. O parlamentar ainda reforçou que a Unale pretende promover uma rede nacional para cuidar desta temática.

A vice-presidente de assuntos sociais da Pasta, deputada Catarina Guerra (RR), coordenadora-geral do evento, falou da importância de promover este debate em todas as regiões do Brasil, pois os números são alarmantes em todo o território nacional.

“As políticas e os programas aqui apresentados serão levados para todos os estados, por meio da Unale, para que, desta forma, sejam promovidas ações e atividades para cuidar da saúde mental dos milhares de brasileiros.

Os deputados Diogo Moraes (PE), Samuel Carvalho (SE), Kennedy Nunes (SC) e Alencar da Silveira Júnior (MG) participaram de forma online e enriqueceram o Simpósio com falas sobre como O Parlamento Estadual pode atuar em prol do Cuidado e da Prevenção do Suicídio.

Na oportunidade, os membros da Pasta também parabenizaram a deputada Catarina Guerra (RR) pela produção da Cartilha nomeada: Oie, Vamos conversar?. O material gráfico foi distribuído para todos os estados e traz diversas informações sobre como tratar e atuar na prevenção da depressão.

Também presente no debate,o vice-presidente da Região Norte, deputado Gabriel Picanço (RR), disse que “a Unale irá,  através dos seus associados, apresentar políticas públicas para evitar o avanço desses problemas sociais em todas as regiões brasileiras.”

O deputado Evangelista Siqueira, também de Roraima, destacou que a educação é uma forte aliada na prevenção do suicídio e da depressão e deve ser trabalha de forma conjunta e contínua. “Os índices de depressão no país estão cada vez mais alarmantes. Acreditamos que através da educação com informação e o incentivo de práticas de prevenção devem ser aplicadas nas escolas estaduais e nos centros educacionais de todo o território brasileiro.”

Secretaria de Cuidado, Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas

A Pasta, criada em 2022, tem como função desenvolver práticas e políticas públicas voltadas para a promoção de saúde mental e prevenção do suicídio. Bem como promover a articulação para o combate e prevenção a automutilação, a depressão e ao suicídio, envolvendo entidades de saúde, educação, comunicação, por meio de campanhas educativas.

Por Camila Ferreira e Danilo Gonzaga/Ascom Unale

Compartilhe!