A UNALE, em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), dias 24 e 25 de novembro, realizou a 1ª Marcha Nacional dos Deputados Estaduais, em Brasília. A principal pauta do evento é a contrariedade dos Legislativos Estaduais em relação à PEC da Reforma Administrativa, que prevê, em seu atual texto, a retirada de prerrogativas salutares dos Parlamentos Estaduais, prejudicando assim, o federalismo e a democracia do País, elementos basilares previstos na Constituição Federal de 1988.
A Marcha Nacional dos Deputados Estaduais teve sua abertura nesta terça-feira (24) com o Encontro Nacional de Legisladoras, que reuniu dezenas de lideranças femininas do Poder Legislativo Estadual de todas as partes do país. Na abertura oficial do evento, compuseram a mesa a presidente da UNALE, deputada Tia Ju (RJ); a presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) e ex-presidente da UNALE, deputada Ivana Bastos (BA); a presidente da Comissão da Mulher da UNALE, deputada Eliana Bayer (RS); a vice-presidente da região Norte da UNALE, deputada Antônia Sales (AC); a secretária do Estado da Bahia da UNALE, deputada Fabíola Mansur (BA); Tânia Ziulkoski, fundadora do movimento Mulheres Municipalistas da CNM (MMM); Izabel Toledo, presidente da Ceperj; Renata Cene, da Fundação Republicana (FRB); e Gabriela Rollemberg, co-fundadora do movimento “Quero Você Eleita”.
A presidente da UNALE, deputada Tia Ju (RJ), comentou sobre a importância da participação massiva feminina em marco histórico para os Legislativos Estaduais como a Marcha Nacional dos Deputados Estaduais. “É uma alegria imensa abrir o nosso encontro em meio a nossa Marcha Nacional dos Deputados e Deputadas. A realização deste encontro fortalece os nossos princípios, mulheres que legislam, que lideram, que constroem pontes e que enfrentam desafios. A UNALE fortalece também o seu compromisso com a ampliação da participação feminina dentro dos espaços de poder e, principalmente, nos Legislativos Estaduais. Tenho certeza que foi uma grande oportunidade para reafirmar o nosso espaço e a força da mulher nos Parlamentos Estaduais”, afirmou.
A presidente da ALBA, ex-presidente da UNALE e 2ª tesoureira da entidade, deputada Ivana Bastos (BA), saudou o movimento dos Legislativos Estaduais em dar destaque as lideranças femininas em meio a Marcha Nacional dos Deputados Estaduais. “Tenho muita satisfação em estar nesse evento hoje. Lá atrás era muito difícil imaginar um espaço como esse para as mulheres legisladoras, nós é que estamos no interior e sabemos dos problemas da população. Tenho muito orgulho em ter presidido a UNALE por três mandatos e ser a primeira mulher presidente da história da ALBA”, salientou.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, ressaltou a importância da união dos Parlamentos Estaduais em prol da manutenção das prerrogativas dos Legislativos. “Nossa entidade recebe com muito entusiasmo e alegria este grande evento da UNALE. Espero que a Marcha dos Deputados Estaduais tenha grande sucesso e grande impacto no Poder Legislativo. As Assembleias Legislativas tem um grande papel no equilíbrio federativo entre os poderes, assim, a luta dos Parlamentos Estaduais em Brasília torna-se muito importante”, reforçou.
Após a abertura, foi ministrada a palestra “As Prerrogativas das Mulheres no Parlamento”, pela fundadora do movimento Quero Você Eleita, Gabriela Rollemberg. O espaço teve como objetivo debater sobre garantias, desafios e o papel das mulheres na construção de parlamentos mais inclusivos.
“É preciso discutir que mandatos femininos trazem novos conceitos, novas linguagens e novos métodos para dentro do Parlamento. Quanto mais mulheres na política, mais mudamos a forma de pensar do Poder Legislativo. Nossa meta é dobrar a quantidade de mulheres na bancada feminina do Congresso Nacional e dos Legislativos Estaduais. Não queremos mais mulheres candidatas, mas sim, mulheres eleitas”, concluiu Gabriela Rollemberg, co-fundadora do Movimento “Quero Você Eleita”.
Fórum Nacional de Legisladoras
No primeiro dia de debates e discussões da Marcha Nacional dos Deputados Estaduais, a UNALE também lançou o Fórum Nacional de Mulheres Legisladoras, que consiste em um espaço permanente de diálogo, articulação e fortalecimento da representação feminina nos Parlamentos Estaduais e Municipais.
Na oportunidade, as parlamentares realizaram a apresentação da Carta das Mulheres Parlamentares em um espaço de leitura, debate e aprovação do documento nacional com pautas prioritárias das mulheres legisladoras de todas as partes do país.
Marcha Nacional dos Deputados Estaduais
A programação da 1ª Marcha Nacional dos Deputados Estaduais segue nesta quarta-feira (25). Os deputados estaduais realizarão o Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Parlamentos Estaduais e uma Plenária Nacional das Assembleias Legislativas.
No final do dia, os parlamentares finalizarão o movimento nacional com uma marcha até o Congresso Nacional. No principal palco do poder legislativo brasileiro, os deputados estaduais terão um encontro com Lideranças na Câmara dos Deputados.
Gabriel Spies/Ascom UNALE
Fotos: Bartholomeu Cruz e Jessen Peixoto/Ascom UNALE



