A Unale participou ao longo desta semana da programação especial do painel Bancada Feminina na COP30, realizado no Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria – Curicaca, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O evento contou com importantes lideranças femininas na política e abordou temas relevantes a respeito do papel da mulher nos espaços de poder e desenvolvimento sustentável.
O objetivo do painel Bancada Feminina na COP30 foi promover um diálogo plural e inspirador sobre os desafios e conquistas das mulheres que ocupam posições estratégicas nos espaços de decisão política, institucional e empresarial. Além disso, o debate se propôs a discutir caminhos concretos para ampliar a participação feminina no poder – com voz, liderança e impacto.
A presidente da Unale, deputada Tia Ju (RJ), participou do painel de abertura da Bancada Feminina na COP30 e destacou a importância destas discussões para o cenário do Poder Legislativo. “A Unale terá o seu espaço na COP 30 e irá debater importantes questões sobre as emergências climáticas e os direitos da mulheres, nós representamos mais de 52% da população, mas infelizmente não passamos de 15% de representatividade nos espaços do Legislativo e nós precisamos avançar e ter mais representatividade feminina no parlamento. Estamos unidas aqui hoje para avançarmos e darmos passo longos em direção a justiça social tão sonhada”, salientou.
Para a presidente da Comissão da Mulher da Unale, deputada Eliana Bayer (RS), que participou do painel “Mulheres no Poder”, a representatividade feminina precisa crescer cada vez mais na sociedade. “Estou no meu primeiro mandato, e confesso que está sendo um grande desafio, pela minha falta de experiencia na política. Mas desde o primeiro dia que tomei posse combati a falta de representatividade feminina e vamos avançar ainda mais nas políticas para as mulheres. A igualdade de gênero, o respeito entre todos, não é uma causa apenas das mulheres: é de toda a sociedade, de quem acredita no avanço civilizatório e na convivência fraterna”, frisou.
O Festival Curicaca é o mais novo evento sobre inovação e tecnologia na indústria que o Brasil recebe neste ano. O encontro tem o pretexto de reunir diversos players nacionais e internacionais, tanto do setor produtivo, quanto de instituições públicas.
Por Gabriel Spies e Danilo Gonzaga/Ascom Unale
Fotos: Jessen Peixoto/Ascom Unale



