A Unale, representada pela deputada estadual Goretti Reis (SE), participou nesta terça-feira (21), do seminário sobre combate à violência política contra mulheres, promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, que contou com a participação de especialistas, representantes governamentais e de organizações não governamentais, além de mulheres que já sofreram este tipo de violência.
A procuradora da Mulher na Câmara, deputada Tereza Nelma (AL), ressaltou que entre as funções da Procuradoria da Mulher está o desenvolvimento de ações de combate à violência política, além da apresentação de proposições legislativas.
“A Procuradoria tem se dedicado ao encaminhamento de denúncias de mulheres em cargos públicos vítimas de violência política, reconhecendo que esta é uma das causas da sub-representação feminina nos espaços eletivos, de poder e de decisão. Esta prática prejudica nossa Democracia”, afirmou.
A coordenadora da bancada feminina da Câmara, deputada Celina Leão (DF), destacou a criação do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher e a Liderança da Bancada Feminina do Senado Federal.
“Ele foi construído a partir de uma estrutura que integra órgãos públicos, agências internacionais e sociedade civil, sendo dividido em três eixos de pesquisas: violência política contra a mulher, atuação parlamentar e a representatividade em atuações partidárias ”, concluiu.
O Seminário contou com a participação de pré-candidatas, detentoras de mandatos eletivos, apoiadoras de candidaturas femininas.
Joenia Wapichana (RR), primeira mulher indígena eleita deputada federal no Brasil, comentou sobre os ataques que já sofreu. “Nós mulheres indígenas sofremos triplamente por conta da política machista, classista e racista. Temos marcados em nossa história que uma mulher indígena chegar a este posto está tirando um homem branco deste cargo e não enxergam que estamos agregando ao debate e trazendo diversidade”.
Campanha e cartilha
Ao final do seminário, foi lançada a 3ª edição de campanha nacional de combate à violência política contra a mulher. Também foi lançada a cartilha virtual e o curso “Mais Mulheres na Política”. Estas iniciativas integram a estratégia “Mais Mulheres no Poder”, lançada em 2014 pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com apoio da Secretaria da Mulher. O curso será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A Procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputada Goretti Reis (SE), comentou sobre o lançamento da Cartilha virtual Mais Mulheres na Política.
“Estou aqui representando a Unale, que está se colocando como parceira desta campanha, e, com isso, motiva mais mulheres a iniciar na política, não é justo sermos maioria em público e minoria dentro do pleito político. Esta cartilha irá munir as mulheres candidatos a cargos eletivos, com informações relevantes sobre as regras eleitorais e de campanhas”, concluiu.
A cartilha foi lançada por meio de uma parceria entre a Unale, a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, a Secretaria Nacional de política para as Mulheres, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e também conta com o apoio do Governo Federal.
Por Danilo Gonzaga/ Ascom Unale