Search
Close this search box.

A Unale, representada pelas deputadas estaduais Goretti Reis (SE), Ione Pinheiro (MG), Kitty Lima (SE) e Betânia Almeida (RR), participou nesta segunda-feira (30) do seminário Mais Mulheres na Política. O evento, realizado pelo Senado Federal, promoveu diversos debates o debate sobre equidade na esfera política.

Entre os temas em debate, o Seminário abordou a baixa representatividade das mulheres na política e apresentou dados sobre o cenário atual, bem como estratégias para ampliar a participação feminina nos espaços de poder.

A coordenadora da bancada feminina da Câmara dos Deputados, deputada Celina Leão (DF), destacou a importância da representação feminina nos cargos políticos, mas também dentro dos partidos políticos. “As decisões tomadas no Congresso são influenciadas pelas lideranças partidárias e hoje temos pouca representação das mulheres nessas lideranças, também é preciso mudar este cenário”.

Para a procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, deputada federal Tereza Nelma (AL), as “mulheres devem se comprometer para combater o cenário de desigualdade e trabalhar em prol de políticas sociais que promovam a equidade de gênero”. Isso porque, apesar de as mulheres representarem mais de 50% do eleitorado e da população do País, o Brasil ocupa a 143ª posição entre 193 países em participação de mulheres na política, segundo ranking da União Interparlamentar (UIP).

No parlamento brasileiro, o maior aumento da representação de mulheres, desde a implantação do direito ao voto feminino em 1932, ocorreu em 2018, quando as eleitas chegaram a 15% do total de cadeiras da Câmara e Senado. A líder da bancada feminina no Senado, senadora Eliziane Gama (MA), destaca que “isto é um avanço no ponto de vista do engajamento da mulher na política, fruto de muita luta das bancadas femininas por aprovação de novas leis”.

Painéis temáticos

O Seminário Mais Mulheres na Política contou com três mesas temáticas. O primeiro tema debatido foi “Mulher na Política”, com discussões sobre paridade e participação feminina nas eleições. Participaram deste painel do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmen Lúcia; a diretora executiva da Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (IPEC), Márcia Cavallari Nunes; e a atriz e escritora Maria Ribeiro.

No segundo momento, o tema foi “Mulher nas Democracias”, trazendo um panorama da participação política das mulheres em outros países e suas experiências. Este debate teve a participação de Anastasia Divinskaya, representante da ONU Mulheres Brasil; Basília Rodrigues, jornalista e comentarista política da CNN Brasil; e Jacira Melo, diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão, com mediação da deputada e procuradora da Mulher da Câmara Tereza Nelma (AL).

O último tema foi o debate “Mulher nas Eleições”, no qual foram apresentadas formas de mobilização, organização e campanhas permanentes de consciência da realidade política. Foi conduzido pela senadora Leila Barros (DF), com apresentação da ex-senadora, historiadora, professora e ambientalista Marina Silva; da empresária e ativista da causa das mulheres Luiza Brunet; e da pesquisadora Teresa Sacchet, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Por Danilo Gonzaga/Ascom Unale
Edição: Marina Nery

Compartilhe!