A Unale coordena uma das três Secretarias da COPA, presidida pela deputada Ivana Bastos e ocupa a vice-presidência da entidade, pelo presidente Kennedy Nunes, que assume a presidência em 2020.
O objetivo do encontro foi discutir questões internas de coordenação para melhor funcionamento e abrangência da entidade, bem como definir reuniões futuras para aproximar e ampliar a atuação da COPA, focando em temas que tratem de humanização, com foco em três temáticas específicas, que são a imigração, alterações climáticas e o suicídio.
No encontro, o presidente da COPA, senador Eduardo Bathia, de Porto Rico, reforçou a importância da reunião tendo em vista a “necessidade de tornar os processos e atividades mais exitosas, para que a organização se mantenha consolidada e em plena atividade”.
Kennedy destacou a importância da entidade pelo fato de “congregar os parlamentares não apenas regionais, mas os parlamentos federais destes países e a responsabilidade que temos em trabalhar juntos, temáticas que impactam e agregam interesses mútuos em todo o continente, buscando resolver problemas humanitários que são comuns entre nossos países”.
Ivana Bastos acrescentou que “essa troca de informações e sugestões entre os países nos permite compartilhar importantes leis, como por exemplo, a lei sobre a violência contra as mulheres, apresentada na reunião do Panamá por parlamentares da Bolívia, que proíbe o homem agressor a ocupar qualquer cargo público e hoje, 22 dos 27 estados brasileiros já sancionaram esta lei”, concluiu.
Participariam da reunião também, a deputada canadense, Paule Robitaille e a senadora Mexicana, Alejandra del Carmen de León Gastélum, além dos coordenadores de cada uma das três secretarias.
A próxima reunião da COPA acontecerá na ocasião da 23ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, realizada pela Unale, dos dias 20 a 22 de novembro na cidade de Salvador, na Bahia.
Sobre a COPA
A COPA é a única organização continental que congrega todos parlamentares dos países das Américas, integra 34 países membros e coordena 6 Comissões de Trabalho, que tratam das temáticas de Democracia e Paz; Economia, Comércio, Trabalho, Competitividade e Blocos Comerciais; Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia; Saúde e Proteção Social; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Direitos Humanos, Povos Indígenas e Segurança dos Cidadãos.
A entidade objetiva representar, ante as instâncias executivas das Americas, os interesses e as aspirações das populações do continente com respeito às problemáticas e impactos do processo de integração continental; Desenvolver e fortalecer os meios de ações parlamentares no marco do processo de integração continental e da globalização; bem como, criar uma nova sinergia entre os membros das diferentes Assembleias Parlamentes, Parlamentos Regionais e Organizações Interparlamentares das Americas.
Juliana Freitas/ Ascom Unale