A Unale, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Unale, esteve presente no South Summit Brasil 2022, o maior evento de inovação do mundo, realizado pela primeira vez na América Latina, em Porto Alegre/RS.

O presidente da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Unale, Deputado Estadual Frederico Antunes (RS), participou do painel intitulado “Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador”.

Frederico Antunes falou “que as startups são caminho para soluções práticas de inovação que podem alavancar a economia brasileira”.

Marcos Pinto, diretor de inovação do Ministério de Tecnologia e Inovação (MCTI), destacou que “o marco legal de startups criou um instrumento para que o estado tenha um mecanismo mais simples para contratar soluções inovadoras”.

O objetivo desta palestra foi aprimorar o empreendedorismo inovador no Brasil e alavancar a modernização do ambiente de negócios.

O presidente da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo da entidade, Luciano Pimentel (SE) também esteve presente no evento e falou da importância de promover o debate tecnológico com a interlocução de diversos países. “São 82 países aqui, com cerca de 15 mil participantes que trocam experiências e cases de sucesso que agregarão no desenvolvimento tecnológico e na inovação do nosso país”, reforçou.

Outro parlamentar presente na discussão foi o membro da Secretaria de Cidades cá Unale, deputado Zezinho Tupinambá (AP), que acompanhou de perto todos as dicas de inovação que podem ajudar no desenvolvimento nacional. “Foi um debate enriquecedor, levarei para o Amapá muitas ideias de projetos para alavancar o segmento na região.

Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador

Sancionado em junho de 2021, o projeto de lei que institui o Marco Legal vem para desburocratizar e estimular o setor, facilitando negócios e investimentos.

O principal objetivo da nova legislação é o reconhecimento da inovação como vetor de desenvolvimento econômico, social e ambiental, além de estabelecer condições mais favoráveis à criação de startups no Brasil, respeitando as particularidades dessas empresas no que se refere a investimentos, questões trabalhistas e até mesmo tributárias.

As startups se caracterizam por desenvolverem suas inovações em condições de incertezas, que requerem experimentos e validações constantes, possuem tratamento diferenciado para exercerem suas atividades.

South Summit

Realizada desde 2012, a South Summint reuniu, nesta edição, 500 palestrantes durante toda a programação, é um grande espaço de conexão para startups, investidores e empresas com foco em inovação e empreendedorismo, sendo reconhecida como uma plataforma global de inovação.

Por Camila Ferreira e Danilo Gonzaga/Ascom Unale

Compartilhe!