À convite da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), o diretor-geral da UNALE, Fernando Brandão, esteve presente, nesta quinta-feira (08), no evento de comemoração dos cinco anos do Cadastro Positivo, em São Paulo.
Resultados e impactos socioeconômicos foram apresentados aos participantes pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), pela Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) e pela a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi).
Para Brandão, “o Cadastro Positivo é uma importante e crucial maneira de fazer uma avaliação mais detalhada de como está o estado econômico-social da população, alavancar a educação financeira e assim promover a análise de riscos e impactos na vida financeira de cada brasileiro, em especial as pessoas de baixa renda.”
Histórico
O Cadastro Positivo é um programa que disponibiliza o histórico de pagamentos e compromissos assumidos por um CPF ou CNPJ, não se restringindo apenas aos dados negativos, comemora cinco anos de democratização do crédito e inclusão financeira dos brasileiros.
Ao ter um histórico financeiro positivo registrado no Cadastro Positivo, o consumidor pode ter acesso a melhores condições de crédito, como taxas de juros mais baixas, limites de crédito mais altos e prazos de pagamento mais favoráveis.
Em vigência no modelo de adesão automática desde 9 de julho de 2019, o Cadastro Positivo completa cinco anos comprovando os benefícios previstos em sua implementação, principalmente em relação à democratização do crédito e inclusão financeira dos brasileiros.
De acordo com dados ANBC, mais de 160 milhões de cadastros de pessoas físicas e jurídicas integram o banco de dados atualmente, o que equivale a 84% da população brasileira.
A implantação do Cadastro Positivo ocorre em etapas. As duas etapas iniciais e já concluídas se referem ao recebimento de dados dos clientes das instituições financeiras e das operadoras de telecomunicações. As próximas etapas, já iniciadas, referem-se ao envio de dados pelas concessionárias de energia elétrica, de saneamento e de gás encanado.
Um dos indicadores de democratização do acesso ao crédito com o Cadastro Positivo foi a inclusão de mais de 21 milhões de consumidores e empresas na base de dados.
Por Camila Ferreira/ Ascom UNALE