Audiência pública realizada na manhã desta terça-feira, 23, na Assembleia Legislativa do Amazonas, discutiu o Projeto Eixo Multimodal Manta-Manaus. O projeto logístico-estratégico visa ligar o Oceano Pacífico com a Amazônia Brasileira por meio de portos e rodovias, melhorando as relações comerciais dentro da América do Sul, além de ser uma alternativa ao Canal do Panamá para o comércio com a Ásia.
A Unale, como representante legítima dos parlamentos estaduais brasileiros, foi representada pelo seu presidente, deputado Kennedy Nunes (PSD-SC), que falou da importância da paradiplomacia nos estados brasileiros. “A Unale pratica a Paradiplomacia no dia a dia das nossas atividades, através de projetos como este e também de acordos com entidades internacionais de países da Europa – com a Calre, Estados Unidos – com a NCSL, países da America – através da Copa e da Ásia- com a Cifca, e outras entidades representativas. Apoiamos toda iniciativa que estimule o comércio exterior e ofereça oportunidades de crescimento para a economia do nosso país”, explicou Kennedy.
O projeto é resultante de uma missão ao Equador realizada pelos deputados Adjuto Afonso (PDT-AM), ex-presidente da Unale e Sinésio Campos (PT-AM), junto a empresários, gestoras públicos estaduais e municipais do Amazonas e autoridades dos dois países, que prevê a utilização da Manta como base de navios de insumos asiáticos para a região, ou para exportação de produtos acabados. A utilização desta rota, reduzirá tanto o tempo de viagem, quanto o custo das mercadorias até os mercados consumidores.
Na oportunidade, o presidente cumpriu visita à Casa, seguindo o roteiro às Assembleias Legislativas do país, proposto para esta gestão.