A UNALE participou nesta semana, dos dias 9 a 11 de dezembro, da 17ª Assembleia Geral da Confederação Parlamentar das Américas (COPA) e da 16ª Reunião da Rede de Mulheres Parlamentares das Américas, na cidade de San Juan, em Porto Rico. A comitiva da entidade foi formada pelo presidente da instituição, deputado Sérgio Aguiar (CE), os deputados Roosevelt Vilela (DF) e Eduardo Carneiro (PB), e o diretor-geral da UNALE, Fernando Brandão.
Ao longo do encontro, a comitiva da UNALE acompanhou debates importantes e de extrema relevância em relação a temáticas interparlamentares, avanços tecnológicos, inteligência artificial e governança, desafios políticos em decorrência das mudanças climáticas e paradiplomacia.
O presidente da UNALE, Sérgio Aguiar (CE), em meio a discussões realizadas no evento, sugeriu a criação de um grupo de trabalho para debater ações relativas a COP30, que acontecerá em Belém, capital do Pará em 2025, e comentou sobre a importância da participação da entidade no fórum. “Tivemos a oportunidade de destacar as ações da UNALE em todo o Brasil e também de promovermos a paradiplomacia, onde diversas instituições internacionais podem comungar das mesmas ideias, conhecer experiências exitosas e fazer com que a valorização dos parlamentos e dos deputados estaduais seja cada vez mais forte”, ressaltou.
Para o secretário da UNALE no estado da Paraíba, deputado Eduardo Carneiro (PB), o encontro foi uma grande oportunidade de intercâmbio entre os parlamentares dos países da América Latina. “Participamos de mais uma rodada de debates e discussões importantíssimas e relevantes para o desenvolvimento do nosso Brasil. Tivemos a oportunidade de discutir temas da atualidade e do futuro, como a inteligência artificial e como essa questão pode ter impactos positivos e negativos na nossa sociedade. Foi um evento fantástico que permitiu o nosso diálogo com deputados e senadores de todos os países das Américas”, frisou.
O deputado Roosevelt Vilela (DF), secretário da UNALE no Distrito Federal, enfatizou a importância da aproximação dos países da América Latina em um evento dessa magnitude para o desenvolvimento das nações e o intercâmbio de ideias. “Foi uma experiência fantástica, onde mais de 50 parlamentares dos diversos países das Américas estiveram presentes. Vamos levar para o Brasil algumas políticas públicas que deram certo e que podem servir de exemplo para a realidade nacional”, concluiu.
Ao longo da Assembleia Geral, a comitiva da UNALE acompanhou o painel “Os últimos avanços e implicações da tecnologia de IA – o que o governo deveria estar fazendo”, ministrado por Daniel Zhang, da Universidade de Stanford; “Inteligência Artificial na Governança: Considerações éticas para políticas eficazes”, ministrado Christian Moriarty, da Universidade de São Petersburgo. Além disso, os deputados participaram da discussão parlamentar a respeito do tema “Desastres naturais: desafios políticos diante das mudanças climáticas”.
Na oportunidade, os parlamentares também foram recebidos pelo presidente do Senado de Porto Rico, José Luis Dalmau Santiago, foi eleito o presidente da Confederação Parlamentar das Américas (COPA).
Por Gabriel Spies e Camila Ferreira/Ascom UNALE