08-03 INTERNACIONAL DA MULHERDia Internacional da Mulher

Chegamos ao dia 08 de Março. Dia destacado para lembrar nossa luta em busca da igualdade de direitos e quebra de preconceitos. Durante nossa história, a conquista de direitos das mulheres sempre foi sinônimo de luta e dedicação. Deixamos o papel exclusivo de cuidar do lar e passamos a ocupar aos poucos, espaços ocupados somente pelos homens. Conquistamos muitos direitos, entretanto, ainda é preciso discutir e legislar a favor da mulher, que infelizmente, é vítima de violência doméstica, enfrenta dificuldades no mercado de trabalho e exerce pouca representatividade na política.

Devemos persistir para ampliar nossos direitos e representatividade tanto na política quanto no mercado de trabalho.  Inacreditavelmente as mulheres recebem salários menores exercendo as mesmas funções que os homens. A desigualdade na política é ainda maior. Em Minas Gerais, por exemplo, apenas 10,85% dos cargos nas câmaras municipais são ocupados por mulheres. Número que salta aos olhos quando falamos nas prefeituras. Apenas 7,4% são administradas por prefeitas.

O dia 8 de março não deve ser somente mais uma data no calendário. Devemos nos lembrar da incessante luta de nós, mulheres, por todos os direitos que conquistamos ao longo da história. Usemos esse dia para não nos esquecermos das dificuldades. Ainda hoje enfrentamos violência e preconceitos. Devemos continuar zelando para ampliar as conquistas a fim de construirmos uma sociedade mais justa e igualitária.

Parabéns mulheres! Afinal, todo dia é dia da mulher!

Deputada Celise Laviola
Presidente da Secretaria de Mulher da Unale

Compartilhe!