Tratado prevê troca de informações e compartilhamento de atividades que fortaleçam o Parlamento Estadual

Cumprindo agendas de trabalho em Bruxelas, na Bélgica, o presidente da Unale, deputado Diogo Moraes (PE) e a vice-presidente da região nordeste, deputada Ivana Bastos (BA), iniciaram nesta segunda-feira (16), uma série de reuniões e visitas técnicas previstas para esta semana na Europa.

A delegação foi recepcionada pelo embaixador João Mendes Pereira, que compartilhou experiências em atuação na diplomacia parlamentar. O embaixador comentou ainda que a cooperação com a Europa é de grande importância para o Brasil. “É muito gratificante esta visita, pois demonstra que os parlamentares têm este olhar voltado para as relações com a Europa”.

O embaixador explicou ainda que a Bélgica, em especial, tem um amplo potencial e que hoje ocupa a sétima posição entre os países investidores no Brasil.

Os representantes da Unale vieram ao país a convite do Comitê das Regiões Europeias, entidade com a qual está sendo firmado um acordo de cooperação mútua.

O comitê representa entidades subnacionais da União Europeia, e conta com a representação política de cada uma das regiões membros. Neste contexto, há diversas possibilidades de cooperação entre as duas instituições.

Na reunião, que aconteceu na sede do Comitê, seu presidente, o português Vasco Cordeiro, sugeriu que sejam “projetados os desafios e interesses entre os países da Europa e os estados brasileiros através da Unale, com relações que evidenciam esses desafios em nível global”, e acrescentou: “Vamos em conjunto, analisar as formas pelas quais as duas entidades podem fortalecer suas relações bilaterais e globais”.

O presidente Diogo, em sua fala, ressaltou que “a Unale entende a importância de manter relações com as regiões europeias, que muito têm a contribuir com nossa atuação e sabendo o quanto podemos também contribuir com as regiões europeias, acreditamos que este diálogo que iniciamos hoje aqui, será frutífero para ambas as partes”.

Da Bélgica, a delegação seguirá para Portugal, onde cumprirá extensa agenda nas cidades de Lisboa e Coimbra.

Por Juliana Freitas/ UNALE

Compartilhe!