A Casa recebe pela primeira vez a premiação que humaniza o Parlamento Estadual

Foi entregue nesta quarta-feira, dia 07, o troféu da 3ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã para Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). O presidente da Unale, deputado Lidio Lopes (MS) foi o responsável pela entrega na Casa e destacou que “o objetivo do Prêmio é tornar o Legislativo cada vez mais humano e mais próximo dos cidadãos. É importante que a comunidade saiba que o Parlamento atua em prol dela e por ela.”

O projeto foi escolhido após votação na 25ª Conferência Nacional da Unale, em Recife/PE. A Alesc venceu na categoria Projetos Especiais, com o Programa Antonieta de Barros e a Inclusão de Jovens em Vulnerabilidade Socioeconômica no Mercado de Trabalho.

Programa Antonieta de Barros

O Programa Antonieta de Barros foi instituído por lei em Santa Catarina em 2004, com o propósito de oferecer vagas de estágio dentro da Assembleia Legislativa para jovens em situação de vulnerabilidade social. Desde então, mais de 500 estudantes já foram formados pelo projeto.

São beneficiados jovens entre 16 e 24 anos, que estão regularmente matriculados no ensino médio, técnico ou superior e têm renda familiar inferior a 2,5 salários mínimos regionais. O estágio tem duração de um ano, renovável pelo
mesmo período.

Para o presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa, “a Unale oportuniza a ampliação de projetos que humanizam as atividades legislativas disseminando para todo o Brasil as ações promovidas pelas Casas Legislativas que são benéficas para a população”.

Prêmio Assembleia Cidadã

Em sua 3ª edição, o Prêmio Assembleia Cidadã promovido pela Unale, teve como vencedoras as Assembleias Legislativas do Rio Grande do Norte, Amazonas e Santa Catarina, nas categorias, Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais, respectivamente.

A premiação tem o intuito de incentivar projetos que buscam humanizar o serviço do Poder Legislativo dedicado aos cidadãos. Os vencedores são escolhidos pelos participantes da Conferência Nacional da Unale, através de uma votação, e premiados ao final do evento.

De acordo com as regras do Prêmio, as Assembleias Legislativas vencedoras serão bonificadas com o valor de R$ 20 mil reais para investimento nos projetos. Além de receber o selo da Assembleia Cidadã e o troféu transitório, que ficará em exposição na Casa Legislativa pelo prazo de um ano.

Por Malu Souza e Camila Ferreira/ Ascom Unale

Compartilhe!