Search
Close this search box.

O presidente da Unale, deputado Lidio Lopes (MS), acompanhado do vice-presidente da Região Nordeste, deputado Diogo Moraes (PE), do deputado João Luiz (AM) e pelo Diretor-geral, Evaldo Bazeggio, realizaram nesta terça-feira (31), a entrega do relatório com dados das atividades sobre cuidados, prevenção à depressão, suicídio e droga, produzido pela entidade através das Secretarias Temáticas, para a deputada federal, Liziane Bayer (RS).

A deputada Liziane Bayer destacou a importância da entrega deste relatório. “Agradeço a todos da Unale por dar visibilidade a este tema, que para nós é uma pauta muito importante, para a proteção das políticas que visam à saúde mental”.

Cuidar da saúde mental é hoje uma pauta da saúde pública no Brasil e no mundo, com isso a Unale desempenha um importante papel oportunizando e ampliando esta discussão em nível nacional, levando a problemática ao poder público, envolvendo órgãos nacionais, o Poder Legislativo Estadual e a sociedade civil.

O presidente Lidio comentou sobre o trabalho que a entidade vem realizando nos estados brasileiros. “A Unale realizou conferências e seminários em todas as regiões do país, fazendo levantamento de dados e debatendo as temáticas na questão da depressão e do suicídio, para fazer políticas públicas que visem à melhoria da saúde mental da população”.

Para o presidente da Secretaria de Cuidado, Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas, deputado João Luiz (AM), “este relatório irá contribuir muito em leis e políticas públicas para a população, que necessita de um fortalecimento dos órgãos federais, estaduais e municipais, em especial neste período de pós-pandemia”.

A Secretaria de Cuidado, Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas, instituída neste ano, tem como objetivo dar continuidade no incentivo pela criação de Frentes ou Comissões Parlamentares nas Casas Legislativas Estaduais, ser parceira do Congresso Nacional nas discussões de políticas públicas de promoção à vida, além de realizar debates, discussões e fóruns que fomentem os programas de cuidado à vida, nos estados e municípios.

Por Danilo Gonzaga/Ascom Unale
Edição: Camila Ferreira

Compartilhe!