Casa foi vencedora na categoria gestão com projeto sobre a agenda global

O presidente da UNALE, deputado Sérgio Aguiar (CE), foi recebido pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (PB) e pelos parlamentares da Casa, para realizar a entrega, em sessão solene especial, nesta quarta-feira, 06, do Prêmio Assembleia Cidadã 2023. A ALPB foi vencedora na quarta edição do prêmio na categoria Gestão, com o projeto Implementação da Agenda Global – ODS.

Sérgio Aguiar destacou que o principal objetivo do Prêmio é “reconhecer é divulgar iniciativas que aproximam o Poder Legislativo do cidadão e valorizar boas práticas que buscam humanizar as ações do Parlamento Estadual em suas relações internas com outros órgãos e Poderes e com a sociedade.”

“Queremos agradecer à Unale por este reconhecimento, que não só valida nossos esforços, mas que também nos incentiva à continuar trabalhando, incansavelmente, em prol do bem comum da sociedade”, disse o presidente da Casa, Adriano Galdino, durante seu discurso de agradecimento.

O projeto

A Agenda 2030 é um plano de ação global para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até 2030. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. O documento foi elaborado e aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York (EUA), em setembro de 2015, com a participação de 193 estados membros.

O projeto consiste em implantar uma plataforma de monitoramento de indicadores que vai acompanhar a evolução dos ODS em todos os municípios paraibanos, além de auxiliar os parlamentares a vincular seus projetos de lei aos ODS correspondentes.

Prêmio Assembleia Cidadã

Incentivar a modernização dos processos legislativos, o atendimento humanizado ao cidadão e a melhoria da sociedade como um todo, são os objetivos do Prêmio Assembleia Cidadã, a premiação é dividida em três categorias: Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais.

Anualmente, são premiados os projetos inscritos pelas Casas Legislativas, através de votação do público participante da Conferência Nacional da Unale. Além do troféu transitório, os vencedores, de cada categoria, também recebem o valor de R$20 mil para expansão e investimento nos projetos e o selo Assembleia Cidadã.

Campanha Março Mulher

Durante a sessão especial também foi realizado o lançamento da Campanha “Março Mulher, Rompa o Ciclo da Violência”, que objetiva enfrentar os altos índices de feminicídio na Paraíba.

A deputada Camila Toscano (PB), idealizadora da campanha e presidente em exercício da Comissão dos Direitos da Mulher da ALPB, explicou que o objetivo é ir além de sessões e debates, buscando impactar a sociedade. Ela mencionou o lançamento de um livro com leis trabalhadas pela Assembleia Legislativa como parte dessa iniciativa, visando proteger as mulheres paraibanas e encorajá-las a romper o ciclo de violência

“Com este livro queremos chegar à sociedade e proteger as mulheres paraibanas, pois entendemos que essa campanha é um apoio para que a mulher rompa esse ciclo de violência que tem lhes custado a vida”, observou Camila.

Por Danilo Gonzaga e Camila Ferreira/ Ascom Unale

Compartilhe!